top of page
Buscar
Camila Elias

AVES




As aves pertencem ao Reino Animal e constituem uma classe dentro do filo Cordata e Subfilo Vertebrata. A Classe é que recebe o nome de Aves.


São indivíduos vertebradosendotérmicos, terrestresbípedes (se movimentam na posição vertical e através dos membros inferiores) e ovíparos (o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo localizado fora do organismo materno). Possuem penas, apêndices locomotores e muitas delas têm a capacidade de voar. Existem mais de 10 mil espécies de aves.

As aves apresentam também características que garantiram vantagens para o estabelecimento em diversos ambientes como um maior controle da temperatura corporal e a capacidade de voo. Por isso é possível encontrar aves em praticamente todos os ambientes terrestres.


No Parque das Aves Foz do Iguaçu, por exemplo, alguns de nós já tiveram oportunidade de admirar as diversas espécies de aves silvestres que vivem em um ecossistema favorável para o seu desenvolvimento. Lá os pássaros, como as araras e outras tantas diversas espécies lindas vivem em harmonia com a natureza, encantando os visitantes.



Destaca-se que conforme a teoria evolutiva, a classe dos répteis ocupam a quarta posição na ordem crescente de complexidade:

Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos


Estudos paleontológicos utilizando fósseis mostraram que as aves têm origem do período Jurássico, descendendo diretamente dos répteis conhecidos como dinossauros terópodes.


Ao analisar taxonomicamente as espécies de aves, nota-se que os pássaros fazem parte de uma ordem exclusiva chamada de Passeriforme, ordem esta que não engloba outras aves como galinhas, patos, cisnes e emas. Isso significa que todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é um pássaro.


A cor, a região e o tamanho variam muito, sendo que o pavão macho, por exemplo, umas das aves ornamentais que temos no mundo, possui 200 penas longas que podem chegar a 1,5 m.


O ramo da zoologia que estuda os pássaros é chamado de Ornitologia.



Características


Assim como todos os Cordados, as aves apresentam notocorda em sua fase embrionária e, posteriormente, essa notocorda dará espaço a coluna vertebral, fazendo desses indivíduos vertebrados. São animais pluricelulares, eucariontes, triblásticos (possuem três folhetos embrionários que darão origem a todos os órgãos e tecidos), deuterostômios, com simetria bilateral e são celomadas, possuindo celoma, a cavidade interna que servirá, posteriormente, como depósito das vísceras e órgãos.


A principal característica das aves com relação aos répteis que garantiu a sua maior distribuição pelo ambiente terrestre foi a sua capacidade de manter a temperatura corporal quase constante independente das condições ambientais. Tornando sua temperatura constante, regulada por mecanismos metabólicos com alto custo energético. O que as denomina seres homeotérmicos ou endotérmicos.


Além disso, as aves possuem o corpo coberto por penas, os membros inferiores sustentam o organismo que é bípede e os membros superiores se desenvolveram em asas, estruturas que garantem a capacidade de voo da maioria das aves, ausência de bexiga, e toda uma adaptação corpórea para auxiliar no voo.


Quanto aos hábitos alimentares, há espécies de aves carnívoras, herbívoras ou ainda onívoras. Com hábitos de caça ou detritívoros (se alimentam de restos e carcaças de outros seres como os abutres e urubus). A principal maneira de inferir o tipo de alimentação das aves é através da análise do formato de seu bico.


As aves são facilmente identificadas pela presença de penas cobrindo o corpo (estruturas importantes para a manutenção da temperatura do animal e para o voo) e pela presença de um bico córneo iniciando o tubo digestório.


Outra característica marcante das aves é o fato de possuírem os membros anteriores modificados em asas (apesar de nem todas as aves voarem).


A pele das aves não possui glândulas, exceto por uma próximo à cauda. Nessa região situa-se uma glândula chamada de uropigial que produz uma secreção oleosa que as aves espalham sobre as penas impermeabilizando-as para evitar seu encharcamento e consequentemente o aumento do seu peso corporal – o que dificultaria o voo.




Pena


Toda a classe das aves possui pena. Essas estruturas são extremamente importantes, pois funcionam como isolante térmico e também são fundamentais para os representantes que voam por proporcionarem uma maior aerodinâmica.


As penas são estruturas compostas de queratina que podem ter diferentes formatos e funções dependendo da região do corpo em que se encontrem.



















As penas podem ser usadas por algumas espécies como atrativo para o acasalamento.


As penas são características exclusivas das aves, que é útil para:

  • Manutenção da temperatura corporal;

  • Ajudam na locomoção, incluindo o voo, daquelas que conseguem voar;

  • São um forte atrativo sexual 

  • Ajudam na camuflagem prevenindo de predadores. 


TIPOS DE PENAS






















Capacidade de Voo


Uma das principais características das aves que as distingue facilmente de outras espécies é a capacidade de voar, algo que a maioria consegue, com a exceção de avestruzes, emas, dos pinguins e alguns outros tipos.


As aves apresentam características exclusivas como os membros superiores adaptados no formato de asas, revestimento corporal por penas, etc. Essas características garantem a capacidade de voo na maioria das aves.


O esqueleto das aves é composto por ossos porosos com várias cavidades onde fica armazenado o ar dentro dos sacos aéreos. Esses ossos, conhecidos como pneumáticos e os sacos aéreos garantem uma diminuição do peso das aves, deixando elas mais leves e facilitando o voo.


Dentre os ossos mais importantes, a quilha, também chamada de carena, garante o maior controle da musculatura superior, o que facilita o bater de asas, característica fundamental para o voo. O formato das asas garante uma capacidade de voo característica de cada espécie (voos de alta velocidade, capacidade de subir e descer – voos rasantes – rapidamente, etc.).



Formato de algumas asas e sua relação com o tipo de voo.





As aves que não possuem a quilha ou as asas bem desenvolvidas, são impossibilitadas de voo, como é o caso do avestruz, da ema e do pinguim.


Pinguim imperador, uma ave que não possui a capacidade de voo. 


Não, nem toda ave consegue voar. Aves como os pinguins possuem a capacidade de nadar, mas não de voar. Outras como as galinhas, são capazes de fazer vôos bem curtos, ou seja, planam por distâncias razoáveis. 


O voo das aves é uma estratégia eficaz não apenas para deslocamento de um ambiente a outro, mas conseguir novas formas de alimento, fugir de predadores, aumentar o campo visual e ainda se afastar de condições climáticas desfavoráveis. Algumas aves podem alcançar velocidades incríveis no ar — para se ter uma ideia, o falcão consegue voar a 160 km/h e, quando avista uma presa, chega a quase 300 km/h.



Alguns biólogos classificam as aves dividindo-as em dois grupos: carinatas e ratitas.


As carinatas são aves que possuem carena no osso esterno que fica no peito da ave, ou seja, elas têm músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelos batimentos das asas. 


As ratitas são aves que não apresentam carena no esterno, por conta disso, elas são incapazes de voar. 


Para que o voo aconteça de maneira satisfatória, algumas adaptações surgiram no corpo das aves, como: forma aerodinâmica, asas, penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, quilha, ausência dos dentes e de bexiga urinária (alguns grupos).


No osso esterno, é possível observar algumas protuberâncias denominadas de quilha (ou carena). É nessa projeção que irão se prender os músculos que ajudam no bater das asas. Em aves que não voam, a quilha normalmente não está presente.



Pele


A pele das aves é fina, elástica e relativamente seca. Possuem uma pele queratinizada e em seus folículos surgem as penas, que servem para regular a temperatura do corpo e auxiliar no plano de voo. Elas são divididas em seis tipos:

  • cerdas;

  • pulviplumas;

  • plumas;

  • fitoplumas;

  • semiplumas;

  • penas de contorno.


Com exceção das emas, as demais aves dispõem de glândulas uropigianas, situadas próximas à base da cauda, que produzem um óleo, substâncias lipídicas, o qual a ave utiliza para passar nas penas com o bico e, assim, deixá-las impermeáveis. Essa secreção permite que o animal fique com as penas impermeáveis, após um mergulho, por exemplo.




Ovo


As aves são animais ovíparos, assim como répteis, aracnídeos, anfíbios, insetos e outras classes, ou seja, o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo. O embrião toma forma gradativamente ao se alimentar das reservas nutritivas que estão presentes na casca, até o momento de eclosão do ovo.


Em geral, os ovos são colocados em ninhos e as aves progenitoras fazem a incubação para manter uma temperatura saudável e ainda proteger de predadores. O número de ovos e o tempo de incubação varia bastante, pois, enquanto a galinha protege seus filhotes por 22 dias e o peru por 26 dias, o albatroz fica 79 dias cuidando das suas crias.



Bico


Composto de duas mandíbula, superior e inferior, o bico das aves muda bastante em relação ao tamanho e à espessura, visto que a forma apresentada dependerá dos seus hábitos alimentares. As aves utilizam o bico para ingerir seus alimentos, sendo que é possível aparecer cerdas afiadas para estraçalhar a presa, como no caso das aves de rapina.


Diferentemente da grande maioria dos animais, as aves não possuem dentes. O bico córneo, que está adaptado à dieta de cada espécie, é usado na alimentação, mas não substitui os dentes, uma vez que não permite a mastigação do alimento.


Existem aves que utilizam o bico para triturar sementes, pescar peixes, prensar o alimento, recolher o néctar e assim por diante. Além disso, elas podem usar o bico para carregar materiais e construir seus ninhos, pentear as penas para auxiliar no voo e fazer sua higiene pessoal de cada dia.







Canto


Uma característica muito bonita das aves é o seu poder de canto, que serve para diversas situações, como alertar o bando, proteger o ninho, demarcar território, chamar os filhotes e acasalamento. Os machos costumam cantar mais, pois usam esse artifício para atrair as fêmeas.


O canto em si é gerado pela siringe, um órgão que produz sons e faz com que as aves possam se comunicar entre si. A maioria das espécies canta ao amanhecer e, principalmente, na primavera, pois é o período de procriação de muitos pássaros. Uma curiosidade interessante é que o sabiá-do-campo, por exemplo, consegue imitar os cantos dos outros pássaros, confundindo seus predadores dessa forma.




Anatomia e Fisiologia


Quando se trata da anatomia das aves, podemos observar particularidades que não se encontram no reino animal, tal como a estrutura dos pulmões e o auxílio de sacos aéreos para ter um fluxo contínuo de oxigênio, o que facilita na hora de voar. Ainda em relação ao voo, os ossos das aves são leves e delicados justamente para essa função, mas a musculatura costuma ser forte para aguentar esse exercício todo.


As aves apresentam sistemas interdependentes. Alguns garantem vantagens adaptativas para sobrevivência em ambientes terrestres enquanto outros são desenvolvimentos anatômicos para auxiliar na locomoção animal, como a capacidade de voo da maioria das aves.

As aves apresentam uma única glândula conhecida como glândula uropigiana localizada na base da cauda e tem como função produzir uma secreção oleosa que garante impermeabilização das penas, muito importante para aves nadadoras como patos e cisnes, pois garante que as penas não fiquem encharcadas após o contato coma água.


Quando se trata do sistema cardiovascular, as aves têm um coração com quatro câmaras distintas, sendo dois átrios e dois ventrículos, que impedem a mistura do sangue arterial com o venoso.


O estômago das aves tem duas funções: produzir enzimas digestivas e triturar os alimentos por meio da moela, sendo que o sistema digestório em si termina na cloaca, estrutura que suporta o intestino e os aparelhos urinário e genital.






Sistema Circulatório


A partir das aves surge um sistema circulatório mais desenvolvido, sendo umas das principais características evolutivas a partir dessa classe.


O coração é Tetracavitário, ou seja, um coração com quatro cavidades (2 átrios e 2 ventrículos) e o sistema circulatório é fechado, com o sangue sempre circulando dentro dos vasos sanguíneos.


A circulação das aves é fechada, dupla e completa. O sangue venoso não se mistura com o sangue arterial, o que aumenta a capacidade metabólica do animal. Ela possui grande eficiência.


A circulação do sangue ocorre em um processo de dupla circulação, na qual o sangue rico em CO2 (sangue venoso) é transportado pelas veias rumo ao átrio direito e, posteriormente, ao ventrículo direito. Saindo do coração, o sangue venoso vai para os pulmões onde são realizadas as trocas gasosas, o CO2 é liberado e o O2 é captado. O sangue rico em O2 (sangue arterial) é transportado pela veia pulmonar rumo ao átrio esquerdo e, posteriormente, para o ventrículo esquerdo. Saindo do ventrículo esquerdo, o sangue arterial é transportado para todo o corpo do animal.


Nos locais onde é necessário o O2 (como na Respiração Celular, por exemplo), o sangue arterial libera o O2 presente e capta os produtos das reações, geralmente CO2, tornando-se sangue venoso (com elevada concentração de Dióxido de Carbono).


Assim, a metade direita do coração, o sangue venoso circula para ser bombeado para os pulmões, onde será oxigenado. Já no átrio esquerdo e no ventrículo esquerdo circula o sangue arterial, rico em oxigênio. Essa divisão do sangue permite uma oxigenação mais eficiente dos tecidos das aves, fato extremamente necessário para desenvolver o voo – uma atividade que gasta grandes quantidades de energia, assim como para a manutenção da temperatura constante.



Sistema Nervoso


As aves apresentam um cérebro bem desenvolvido, possuem sistema nervoso formado por encéfalo e diversos nervos. O encéfalo responsável pelas funções sensoriais, cerebelo que, dentre outras funções, está relacionado ao equilíbrio do animal, e por fim há a medula espinhal que realizará a comunicação do sistema nervoso central com as demais regiões do corpo através do sistema nervoso periférico.


As aves possuem sistema nervoso ganglionar com cordão nervoso central. Possuem visão e audição bem desenvolvidas, em especial nas aves caçadoras, como as águias e falcões.


Algumas aves migratórias conseguem perceber o campo magnético da Terra e podem enxergar a luz polarizada, ajudando estas aves a traçarem suas rotas de migração.


O sistema sensorial é relativamente bem desenvolvido, pois possuem visão a cores e boa audição. Possuem a siringe, estrutura localizada na traqueia que faz com que o animal tenha a capacidade de produzir sons.



Sistema Digestório e Excretor


As aves apresentam sistema digestório completo, iniciando-se na boca revestida por uma estrutura rígida chamada de bico que, como já falamos no item específico, e termina-se na cloaca, porção final do intestino onde se abrem, além desse órgão, o sistema excretor e reprodutor.


A ausência de dentes faz com que as aves apresentam adaptações no tubo digestório que as ajude a triturar o alimento, como o papo e a moela. O papo geralmente é utilizado para o armazenamento e amolecer o alimento ingerido. Já a moela é musculosa e nela podem se encontradas pedras ingeridas pelo animal que, juntamente com os movimentos do órgão, permitem que o alimento seja triturado.


O sistema digestório das aves possui um estômago químico, que é chamado de proventrículo, e uma região onde ocorre a digestão mecânica denominada moela. No interior desse órgão são acumuladas pequenas pedrinhas, que são engolidas para ajudarem na trituração do alimento.


Após passar pela boca, o alimento segue rumo ao estômago, do proventrículo, passando pela faringe, pelo esôfago e pelo papo que tem como função principal umedecer e amolecer os alimentos. Ao chegar ao proventrículo, o alimento passa pelas etapas de digestão química, com auxílio das enzimas digestivas presentes no local.


Saindo do proventrículo, o alimento chega a uma estrutura exclusiva das aves: a moela, também chamada de ventrículo (não confunda com o ventrículo do sistema digestório com os dois ventrículos presentes no coração do sistema circulatório). A função principal da moela é triturar o alimento, ela é composta por paredes musculares grossas que se contrai para promover a trituração alimentar.


Após a moela, o bolo alimentar, agora triturado, migra para o intestino, onde ocorre a absorção e reabsorção de nutrientes e água e a digestão é então finalizada, com as fezes saindo pela cloaca, região presente tanto no aparelho digestório, quanto excretor e reprodutor.


As aves liberam suas excretas pela cloaca e na forma de ácido úrico, composto nitrogenado insolúvel em água, o que permite maior economia de água pelo organismo. As aves produzem uma substância chamada urato, derivada do ácido úrico, que é depositada no intestino juntamente com as fezes. Além disso, as aves liberam sua urina junto com as fezes, por isso as excretas das aves são mais pastosas. Dessa maneira, os dejetos de uma ave há uma parte branca e outra escura. A parte branca corresponde à excreção e a escura às fezes.


Portanto, as aves são incapazes de urinar como os mamíferos, pois não possuem bexiga urinária (mais uma maneira de diminuir o peso das aves e facilitar seu voo).


As aves possuem hábitos alimentares muito variados, podendo ser herbívoras, onívoras ou carnívoras. Sendo assim, seus bicos podem apresentar diferentes formatos especializados no tipo de alimentação que consomem.







Sistema Respiratório


As aves apresentam respiração pulmonar, assim como os mamíferos. Mas no caso das aves, possuem pulmões pequenos, porém, ligados a esses órgãos, há órgãos de estrutura especializada e exclusivos desse grupo – os sacos aéreos.


Os sacos aéreos são estruturas semelhantes a bolsas ligadas ao pulmão e aos ossos pneumáticos das aves. São bolsas membranosas altamente vascularizadas que reservam ar para os pulmões e também ajudam a diminuir a densidade do corpo das aves, facilitando o voo. Auxiliam na movimentação dos pulmões do animal e no fluxo de ar que entra e sai do organismo, deixando a respiração mais eficiente. Devido a essa respiração eficiente é que as aves são capazes de respirar mesmo em grandes altitudes, onde o ar é rarefeito. Além disso, os sacos aéreos inflados deixam as aves mais leves, auxiliando na sua capacidade de voar.

Sistema respiratório das aves, mostrando os sacos aéreos ligados ao pulmão.






Reprodução


As aves são seres dióicos (possuem indivíduos com sexo biológico separado) e apresentam dimorfismo sexual, ou seja, os machos se diferem das fêmeas por diversas características anatômicas como tamanho, plumagem mais vistosa (alguns pássaros machos são mais coloridos que as fêmeas justamente para atraí-las na época de acasalamento).


As aves se reproduzem de maneira sexuada com fecundação interna. São todas ovíparas e as fêmeas (e às vezes ambos os progenitores) realizam cuidado parental, cuidando dos ovos e posteriormente dos filhotes. Muitas aves podem também realizar elaborados comportamentos de cópula, realizando movimentos, emitindo cantos elaborados ou exibindo penas e ninhos.


A reprodução é interna e ocorre através do toque entre a cloaca do macho e a cloaca da fêmea. Nessa sobreposição das cloacas, o macho deposita seu gameta masculino (espermatozóide) no interior do corpo da fêmea onde está o gameta feminino (óvulo).


A união dos gametas (fecundação) gera um zigoto que se desenvolve em embrião. O embrião fica armazenado dentro de uma estrutura rígida chamada de ovo que se desenvolve e é eliminado pela cloaca, ficando geralmente armazenado em ninhos onde é então chocado pela fêmea ou pelo macho para permanecer em uma temperatura adequada para o desenvolvimento do embrião.


Além disso, as aves cuidam de seus filhotes na fase inicial após eclodirem dos ovos, esse cuidado parental garante que o filhote se desenvolva adequadamente até serem independentes.


Ressalta-se que as aves não botam apenas ovos fecundados, algumas linhagens de galinhas, por exemplo, conseguem botar um ovo a cada 20 horas aproximadamente, sendo ele fecundado ou não. O ovo não fecundado é utilizado na dieta de muitos animais e inclusive de seres humanos.



Classificação das aves


As aves estão classificadas entre 25 a 30 ordens, contendo cerca de 148 famílias de espécies, sendo que as principais ordens de aves são:

  • Reiformes (ema, avestruz);

  • Ciconiformes (garça branca, cegonha, tuiuiú);

  • Anseriformes (ganso, cisne, pato, marreco);

  • Galiformes (galo, galinha, peru, faisão, pavão);

  • Passeriformes (bem-te-vi, rouxinol, tico-tico, pardal);

  • Estrigiformes (coruja);

  • Psitaciformes (arara azul, papagaio, calopsita, periquito);

  • Falconiformes (gavião, falcão, águia, condor, carcará);

  • Columbiformes (pombo).


As aves são classificadas por conta de inúmeros requisitos, tais como o tipo de bico, o formato da garra ou pé, os hábitos alimentares etc. Não à toa, a ordem mais populosa é dos Passeriformes, pois tem mais de 5 mil famílias catalogadas até então.



HORA DE FIXAR A MATÉRIA 




01) (Suprema/2019)   Das características a seguir, assinale aquela que contém uma estrutura nas aves que favorece o voo. A) Presença de glândulas uropigianas. B) Esqueleto formado por ossos sólidos. C) Presença de quilha no osso do esterno. D) Presença de musculatura desenvolvida nas asas.


02) (Famaerp/2018)  As aves e os mamíferos podem habitar uma grande amplitude de áreas terrestres. São encontrados em regiões de altitudes muito elevadas, assim como em regiões de altas latitudes. As aves e os mamíferos são capazes de sobreviver nesses ambientes por possuírem A) pele queratinizada. B) anexos embrionários. C) esqueleto ósseo resistente. D) endotermia. E) circulação fechada.


03) (UFVJM) Observe as ilustrações abaixo. Considerando os espécimes animais apresentados nessa ilustração, é CORRETO afirmar que:

A) II é revestido de escamas com ausência de cloaca. B) III não apresenta bexiga natatória. C) IV é pecilotérmico. D) I apresenta exoesqueleto de quitina.


04) (UFMG) Esta figura apresenta aves com diferentes tipos de bicos.

Todas as alternativas apresentam funções adaptativas relacionadas às formas e aos tamanhos dos bicos apresentados, EXCETO: A) Apreensão de alimentos. B) Construção do ninho. C) Emissão de sons. D) Limpeza das penas.


05) (UFV) Considere as características a seguir, relativas aos grandes grupos vertebrados: ossos pneumáticos, glândulas paratoides, diafragma, bexiga natatória e plastrão ventral. Estas características são exclusivas respectivamente de:

A) Aves, mamíferos, répteis, peixes, anfíbios. B) Anfíbios, mamíferos, peixes, répteis, aves. C) Aves, mamíferos, anfíbios, peixes, répteis. D) Répteis, anfíbios, mamíferos, peixes, aves. E) Aves, anfíbios, mamíferos, peixes, répteis.


06) (UEL)  Leonardo da Vinci acreditava que o homem poderia voar e, para isso, estudou detalhadamente o voo das aves, conforme se pode notar em suas anotações sobre a “Estrutura das asas dos pássaros”, em que aponta que se deve “Estudar a anatomia das asas de um pássaro junto com os músculos do peito, que são movedores destas asas”. (da Vinci, L. Da Vinci por ele mesmo. Trad. Marcos Malvezi. São Paulo: Madras, 2004.p.351)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as aves e o seu voo, considere as afirmativas a seguir.

I  . Os músculos peitorais das aves voadoras devem ser ricos em mitocôndrias, uma vez que apresentam um metabolismo muito alto. II . As aves voadoras possuem sacos aéreos e ossos pneumáticos que auxiliam a reduzir o peso específico do corpo. III. O grupo das aves que não voam tem os membros posteriores adaptados para a marcha e é conhecido como “ratitas”. IV .  As asas das aves são homólogas às das borboletas, pois ambas são utilizadas para o voo batido e não planado.


Assinale a alternativa correta. A) Somente as afirmativas I e IV são corretas. B) Somente as afirmativas II e III são corretas. C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. E) Somente as afirmativas I , II e IV são corretas.


07) (UFTM/2012)  Na animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha, os personagens  são, principalmente, diferentes tipos de aves e um cachorro.


Considerando que tenham sido baseados em animais reais e de acordo com a atual classificação biológica, pode-se afirmar que A) todos pertencem à mesma classe, porém, seriam separados em duas ordens distintas. B) todos pertencem ao mesmo filo, porém, seriam separados em duas classes distintas. C) as aves são do mesmo gênero, porém, pertencem a ordens distintas. D) as aves são da mesma classe, porém, pertencem a reinos distintos. E) todos pertencem ao mesmo subfilo, porém, pertencem a domínios distintos.


08) (UFRGS/2017) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. As penas das aves são formações epidérmicas e têm diferentes funções, como a proteção do corpo, a impermeabilização da pele e a manutenção da temperatura corporal. Aves como os …….. espalham a secreção gordurosa da …….. sobre as penas, impermeabilizando-as. A) pinguins – glândula de sal B) pardais – cloaca C) patos – cutícula D) cisnes – glândula uropigiana E) pelicanos – caixa torácica


09) (UPF/2018) 


O papagaio-charão (Amazona pretrei) é uma das espécies da nossa fauna que está intimamente associada às florestas com araucárias, pois durante o período de maturação dos pinhões, essas sementes constituem o seu principal item alimentar. Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. No dia 22 de maio de 2017, o projeto “Dois papagaios ameaçados da Floresta com Araucárias: um esforço de conservação comum”, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA), foi um dos vencedores do II Prêmio Nacional da Biodiversidade, em reconhecimento aos esforços para a conservação dessa bela ave.


Em relação às caraterísticas gerais das aves, assinale a alternativa correta. A) Regulação da temperatura corporal ectotérmica. B) Circulação simples e incompleta, coração com três câmaras. C) Excreção por meio de rins metanéfricos e ausência de bexiga urinária. D) Pele elástica, rica em glândulas sebáceas presentes na base das penas. E) Estômago dividido em duas partes, denominadas papo e moela.


Resolução das questões sobre Aves


01) A quilha (ou carena) corresponde a uma dilatação do osso esterno das aves, onde os músculos envolvidos com o batimento das asas se inserem sendo, portanto, uma adaptação ao voo. Há um grupo de aves que não apresenta quilha (aves ratitas); essas aves têm asas reduzidas e são excelentes corredoras (ex.: emas). Resp.: C


02) Aves e mamíferos apresentam coração tetracavitário, com circulação dupla e completa, o que possibilita uma ótima oxigenação dos tecidos. Isso possibilita uma maior taxa metabólica e, consequentemente, com maior produção de calor, indispensável à manutenção de uma temperatura corporal bastante elevada, independente da temperatura ambiente. Resp.: D


03) I representa um inseto, animal com exoesqueleto quitinoso e patas articuladas. II corresponde a um anfíbio, animal com pele lisa e úmida. III corresponde a um peixe ósseo, animal com bexiga natatória, importante para flutuabilidade. IV corresponde a uma ave, animal endotérmico, com corpo revestido por penas. Resp.: D


04) O órgão responsável pela emissão dos sons, nas aves, é a siringe. Resp.: C


05) Os ossos pneumáticos são característicos das aves (contribuem para redução da densidade, facilitando o voo); as glândulas paratoides são encontrados em anfíbios (quando comprimidas, eliminam uma secreção leitosa com função de defesa); o diafragma é característico de mamíferos (auxilia na respiração); a bexiga natatória é o órgão envolvido com a flutuabilidade de peixes ósseos (osteíctios) e o plastrão ventral é característico de quelônios (tartarugas; cágados; jabutis). Resp.: E


06) Apenas o item IV está incorreto. As asas das aves e as asas das borboletas são órgãos análogos (têm a mesma função, porém, origem embrionária diferente). Resp.: D


07) Em sistemas mais tradicionais de classificação de cordados, as aves são colocadas em uma classe chamada Aves, enquanto o cachorro pertence à classe dos mamíferos. Cabe resssaltar, contudo, que análises cladísticas de fósseis de aves e de répteis indicam que as aves pertencem ao grupo dos dinossauros saurísquios bípedes – os terópodes. Resp.: B


08) Uma característica das aves é a presença da glândula uropigiana, situada na cauda, responsável pela produção de uma secreção oleosa, usada para impermeabilizar as penas. Resp.: D


09) As aves são animais endotérmicos, com pela queratinizada recoberta por penas. Não possuem bexiga urinária (adaptação ao voo) e têm rins metanéfricos. O principal produto nitrogenado excretado é o ácido úrico. Resp.: C




BORA FAZER MAIS EXERCÍCIOS!!!!




Exercícios sobre Aves com Gabarito


Questão 1 – (Unesp-SP) Considerando-se o sistema respiratório das aves:

I. o órgão responsável pela produção de sons é a siringe, situada na extremidade inferior da traqueia.

II. os pulmões são pequenos, pouco elásticos e unidos às costelas e vértebras torácicas.

III. quando em repouso, a circulação do ar deve-se à ação de músculos que movimentam as costelas e o esterno.

IV. os sacos aéreos são intensamente vascularizados, de paredes pregueadas, e constituem uma importante superfície para as trocas gasosas.

Assinale:


a) se todas as afirmativas estiverem corretas.

b) se as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

c) se as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

d) se as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

e) se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.


Questão 2 – (UEL) Considere os seguintes itens:

I. presença de quilha no esterno

II. presença de glândula uropigiana

III. músculos peitorais potentes

IV. esqueleto com ossos sólidos e pesados

Constituem requisitos para as aves voadoras apenas

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) II e IV


Questão 3 – (UEMS) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente características atribuídas às aves?


a) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica chamada quilha; ovo sem vitelo

b) Corpo coberto com penas; temperatura do corpo oscilante (ectotermia).

c) Membros posteriores adaptados para andar, nadar e empoleirar–se; ureia como principal produto de excreção nitrogenada.

d) Fecundação interna; circulação sanguínea aberta.

e) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia); fecundação interna.


Questão 4 – (UFPEL RS) É comum vermos aves de ambientes aquáticos como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no mecanismo de vida das aves.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos óleos produzidos pelas glândulas uropigianas


a) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.

b) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.

c) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de ectoparasitos.

d) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.

e) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.


Questão 5 – (UEL) Tanto o tegumento das aves quanto o dos mamíferos contribuem para o seguinte mecanismo homeostático:


a) regulação da taxa respiratória;

b) regulação da temperatura do corpo;

c) regulação do teor de açúcar no sangue;

d) regulação do teor de ureia no sangue;

e) regulação do teor de água no organismo.


Questão 6 – (FUND. CARLOS CHAGAS) Em muitos vertebrados, os músculos que agem sobre o cristalino dos olhos são lisos, mas em alguns essa musculatura é estriada e essa característica pode ser considerada uma importante adaptação relacionada aos hábitos alimentares do animal. Para qual dos vertebrados abaixo é mais vantajosa essa característica?


a) animais herbívoros;

b) animais insetívoros;

c) aves de rapina;

d) aves granívoras;

e) mamíferos.


Questão 7 – (UNISA) A ausência de bexiga urinária e a eliminação continua de fezes pode ser considerada (em aves) uma adaptação à(ao):

a) homeotermia

b) heterotermia

c) vida arborícola

d) postura de ovos

e) voo


Questão 8 – (Uniube) Qual das alternativas abaixo apresenta característica que não é própria das aves?

a)  após a eclosão, os pais continuam a cuidar da prole;

b) movimentos e reflexos rápidos;

c) possuem coração formado por quatro câmaras separadas;

d) desenvolvimento da visão;

e) fecundação interna e desenvolvimento interno.


Questão 9 – (FEI) A moela encontrada nas aves está relacionada à(ao):

a) armazenamento de alimento;

b) armazenamento de excretas;

c) trituração dos alimentos;

d) digestão das proteínas;

e) absorção dos açúcares simples.


Questão 10 – (Uniube) A estrela-do-mar, o jacaré, o peixe e o pato podem ser reunidos em um grupo porque apresentam em comum a seguinte característica:

a) a boca é originada do blastóporo;

b) são pseudocelomados;

c) são diblásticos;

d) são deuterostômios;

e) são amniotas.


Gabarito sobre aves com Gabarito


Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.


Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) I e III


Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia); fecundação interna.


Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: e) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.


Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) regulação da temperatura do corpo;


Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) aves de rapina;


Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) voo


Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) fecundação interna e desenvolvimento interno.


Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: c) trituração dos alimentos;


Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: e) são amniotas.




(PUC-MG)As afirmativas a seguir se referem às aves: I - Sacos aéreos e ossos pneumáticos constituem importantes adaptações das aves para o voo. II - Penas têm origem a partir da mesoderme, sendo revestidas por uma epiderme de constituição córnea. III - Ácido úrico compreende o tipo de excreção nitrogenada. IV - A pele é, caracteristicamente seca, aglandular, com exceção da uropigiana. São corretas as afirmativas:

A -  I, II, III e IV;

B -  I, III e IV apenas;

C -  I e III apenas;

D -  II e IV apenas;

E -  III e IV apenas.


(FUVEST) No Egito, muitos artefatos de pedra vendidos como provenientes dos tempos dos faraós são falsificados. O processo de falsificação consiste em esculpir pequenas pedras e misturá-las com a comida oferecida às galinhas. As pedras atravessam todo o tubo digestório da galinha, tendo depois o aspecto de objetos antigos e desgastados pelo uso. Este processo de “envelhecimento mecânico” deve-se à ação:

A -  do bico;

B -  do papo;

C -  do estômago químico;

D -  da moela;

E -  do intestino.



Fonte:


AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018


BOSCHILIA, C. Manual Compacto de Biologia: 1ª ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010




https://querobolsa.com.br/enem/biologia/aves



489 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page