Cordados
Sejam bem-vindos a mais um post no nosso blog de biologia. Nessa pesquisa apresentaremos o filo Chordata do Reino Animalia.
O Filo Chordata (do latim chorda, corda), compreende um grande grupo de animais que compartilham características morfológicas que indicam a existência de um ancestral comum, a caracterização do grupo deve ser procurada na fase embrionária.
São conhecidas até hoje 45 mil espécies de animais cordados. Eles se encontram divididos em três subfilos: Cephalochordata (cefalocordados), Urochordata (urocordados) e Vertebrata ou Craniata (vertebrados). Os dois primeiros são cordados mais simples, são invertebrados e conhecidos como protocordados, que não possuem crânio e tampouco vértebras. Já os Craniata são os cordados vertebrados e possuem crânio e coluna vertebral, e compreendem 98% dos cordados.
O crânio encontrado nos vertebrados pode ser de natureza óssea ou cartilaginosa e se localiza na cabeça com a função de proteger o encéfalo. A coluna vertebral se localiza na região dorsal do corpo do animal e é composta pelas vértebras.
CARACTERÍSTICAS CELULAR
O Filo Cordata compreende seres eucariontes, pluricelulares, triblásticos, celomados e deuterostômios.
Eucariontes
Significa que suas células possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear.
Pluricelulares
Todos os invertebrados são formados por mais de uma célula.
Tribláticos
Tem dos três folhetos germinativos: endoderme, mesoderme e ectoderme.
A mesoderme pode separar-se e desenvolver duas camadas, que passam a delimitar o celoma.
Deutetostômios
Ocorre porque o blastóporo dá origem apenas ao ânus, sendo a boca uma nova formação, os cordados são chamados de deuterostômios (deutero = posterior).
Celomados
O celoma é uma cavidade preenchida por um fluído e revestido por um epitélio na mesoderme. Ocupando, conforme demonstra a figura abaixo. O celoma só ocorre em animais triblásticos.
Celomado e triblástico
FORMAÇÕES DO CELOMA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS CORDADOS
Importante destacar que todo cordado apresenta, pelo menos em alguma fase de sua existência: notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas na faringe e cauda pós-anal.
TUBO NERVOSO
O tubo nervoso, também chamado de sistema nervoso dorsal, origina-se da ectoderme do embrião (formando o tubo nervoso) e está localizado na região dorsal do corpo, sob a notocorda do embrião. É a partir desse tubo que será formado o sistema nervoso.
Na parte anterior do corpo do embrião há uma dilatação desse cordão, formando a vesícula encefálica, que nos animais vertebrados dará origem ao encéfalo.
NOTOCORDA
A notocorda, também conhecida como corda dorsal, daí o termo `cordado`, que refere-se a presença desta estrutura. É um bastão firme e flexível formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados, entre o tubo nervoso e o tubo digestório.
A notocorda se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o o corpo do embrião. Na maioria dos cordados,essa estrutura some no fim da fase embrionária, e existe e no estágio adulto de apenas alguns protocordados.
FENDA FARINGIANA
As fendas braquiais, também chamadas de fendas faringianas, têm função respiratória e são encontradas aos pares na faringe de alguns animais cordados, como os peixes. Nos outros animais cordados,como répteis, aves e mamíferos, as fendas branquiais originam estruturas como a tuba auditiva.
Nos cordados aquáticos, elas dão origem às brânquias, enquanto nos terrestres as fendas desaparecem ainda no início do desenvolvimento.
Corte transversal e Corte longetudinal - Fenda Faringiana
Representação de Embrião de anfíbio (Craniata)
CAUDA PÓS-ANAL
A cauda dos cordados é uma região do corpo que vai além do ânus e é constituída de músculos e notocorda. O desenvolvimento e a função da cauda nos animais adultos são diversas. Em animais como os peixes, a cauda serve para a natação; já para outros cordados, como os jacarés e lagartos, a cauda tem papel fundamental no ataque e também na defesa desses animais. Já os macacos são animais que utilizam a cauda para se locomover e também para manipular alimentos e objetos. Em algumas espécies, como na espécie humana, a cauda desaparece totalmente durante o desenvolvimento embrionário, atrofiando-se e formando o cóccix no final da coluna vertebral.
Para melhor visualizar seguem mais imagens.
Ainda citamos outras características comuns entre os cordados
Outra característica dos cordados é possuir circulação fechada.
Nutrição heterotrófica, ou seja, todos necessitam alimentar-se de outros seres vivos, não sendo capazes de produzir seu próprio alimento.
Podem ainda apresentar simetria bilateral, corpo segmentado, crânio e endoesqueleto.
PROTOCORDADOS
Protocordados (do grego protos, primeiro, primitivo; e do latim chorda, corda), abrangem os dois grupos Urocordados e os Cefalocordados, são animais marinhos que possuem as características da ausente da coluna vertebral e da caixa craniana.
UROCHORDATA - TUNICATA (Urocordados)
São animais marinhos na maioria sésseis que podem viver isolados ou em colônias. Geralmente, são encontrados grudados em rochas ou em algas maiores. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até 10 centímetros.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS UROCORDADOS
Presença de notocorda (corda dorsal)
Sistema nervoso com posição dorsal (tubo nervoso dorsal)
Possuem notocorda e tubo dorsal apenas na fase larval, pois desaparecem na fase adulta
Presença de fendas branquiais (pequenos buracos presentes nas faringes e responsáveis pela respiração ou filtração de alimentos)
Possuem fendas na faringe na fase adulta
Ausência de caixa craniana
Não possuem encéfalo
Ausência de coluna vertebral (como ocorre nos animais vertebrados).
Possuem corpo revestido por uma túnica constituída por tunicina, substância que se assemelha a celulose, protetora e se alimentam de plâncton, filtrado pelas fendas branquiais.
Anatomia
O corpo é revestido por um envoltório espesso, denominado de túnica, constituída do polissacarídeo denominado, tunicina, que é muito semelhante a celusose das células vegetais. Devido este revestimento pode ser chamado de tunicados, e é daí que vem a denominação antiga do grupo, Tunicata.
A túnica apresenta duas aberturas: o sifão inalante, por onde a água penetra o corpo do animal e o sifão exalante, por onde a água retorna ao ambiente.
Alimentação
Para a alimentação filtram plânctons do ambiente, que aderem a um muco produzido em um sulco da faringe, o endóstilo, e dirigem-se até o estômago e intestino, onde os nutrientes são absorvidos. Os resíduos são eliminados pelo ânus, que abrem-se no sifão exalante.
Respiração e Circulação
Através dos sifões a água passa continuamente pelo corpo, transportando oxigênio aos tecidos corporais e levando o gás carbônico e excreções para o exterior.
O sistema circulatório é parcialmente aberto e o sangue penetra em grandes bolsas sanguíneas, denominadas sinusóides, onde acontecem as trocas gasosas.
Sistema Nervoso
Durante a fase de larva existe o tubo nervoso, localizado dorsalmente, de onde partem nervos para diversos órgãos. Na fase adulta, esta estrutura reduz-se a um gânglio nervoso ou gãnglios cerebrais, localizado sob a faringe, de onde partem os nervos.
Reprodução
Apresentam reprodução sexuada, sendo a maior parte da espécies monóica (hermafrodita), com fecundação externa, com larva livre-natante. Exemplo: ascídias, presentes em mares e costões rochosos.
Algumas espécies podem ter reprodução assexuada, por brotamento, originando colônias.
Ocorre a metamorfose , processo em que a cauda e a notocorda são reabsorvidas, o sistema nervoso modifica-se e o organismo adquire as características que permanecerá na fase adulta.
Seus representantes são as salpas e ascídias.
SALPAS
Diferentemente das águas-vivas, as salpas, não oferecem perigo. Elas também são transparentes, e devido a semelhança geralmente são confundidas com pequenas águas-vivas. As bolinhas gelatinosas, que podem variar de milímetros até poucos centímetros, são inofensivas e não possuem células urticantes, que provocam queimaduras.
Ascídias
ANATOMIA ASCÍDIA
CEPHALOCHORDATA - (Cefalocordados)
O representantes deste Subfilo são animais marinhos de corpo achatado lateralmente e afilado nas extremidades. Medem poucos centímetros. Enterram-se na areia, em posição vertical e deixam apenas a boca exposta, mas podem nadar em águas rasas.
Este, tipicamente marinho, possui tentáculos denominados cirros bucais, auxiliando na captura de alimentos e impedindo a passagem de partículas grandes. Diferentemente do filo anterior, a notocorda e o tubo nervoso dorsal dos cefalocordados estão presentes na fase adulta.
Anfioxo
Anatomia
Em geral, sua anatomia se assemelha a de um peixe. Porém, não possuem uma cabeça diferenciada.
Uma característica marcante deste grupo é a presença de uma boca, rodeada por filamentos, chamados de cirros bucais.
Representante anfioxo
Alimentação
Os cefalocordados filtram a água que passa pelo seu corpo através da faringe. As partículas de alimentos presentes na água aderem ao muco produzido em um sulco da faringe, o endóstilo. Este muco, com o auxílio de células ciliadas segue até o intestino, onde ocorre a digestão, já que não existe estômago.
Respiração e Circulação
Os cefalocordados possuem sistema circulatório fechado. O sistema circulatório é similar ao dos vertebrados, com uma estrutura semelhante a um coração, que força o sangue por meio das brânquias. A nutrição e oxigenação das células são garantidas pela presença de um coração na região ventral, dos capilares sanguíneos juntos aos tecidos e dos sinusóides.
Quando o sangue circula pela rede de capilares ocorrem as trocas gasosas com a água que passa pelas fendas faringianas. O gás oxigênio e alimentos são distribuídos às células e o gás carbônico e excreções são recolhidos.
Sistema Nervoso
Possuem um tubo nervoso dorsal de onde partem ramificações para todo o corpo.
Os anfioxos possuem células especializadas capazes de detectar luminosidade. E apresentam ainda receptores táteis de olfato e paladar.
Reprodução
Apresentam reprodução sexuada e são dióicos, sexos separados. As gônadas não possuem ductos, assim, quando maduras rompem e liberam os gametas em uma cavidade denominada átrio, que é formada por evaginações da parede do corpo e fica entre o tubo digestório e a cavidade do corpo.
A partir daí, os gametas saem do corpo e ocorre a fecundação externa, com fecundação na água e desenvolvimento de larva. Eles passam por um estágio larval plantônico, após o qual se assentam no substrato e sofrem metamorfose, dando origem ao adulto.
Sistema Excretor
Os anfioxos não possuem rim, porém apresentam células especializadas na excreção. O nefridióporo, que é o canal excretor, abre-se no átrio. Os nefrídios retiram as excreções do celoma e lançam no átrio que dali saemdo corpo pelo atrióporo.
Craniata - Vertebrados (Craniados)
O Subfilo Craniata ou Vertebrados possuem como característica marcante é a presença do endoesqueleto ósseo ou de cartilagem, com vértebras que se desenvolvem na fase embrionária e podem ou não permanecer, sendo a presença de crista neural e dos anexos embrionários, características exclusivas deste subfilo. Esta estrutura protege o sistema nervoso central e permite a movimentação do corpo, integrando-se ao sistema muscular.
Os vertebrados possuem coluna vertebral e crânio com encéfalo.
Com mais de 50 mil espécies, os representantes vertebrados conquistaram os ambientes aquático, terrestre e aéreo. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos estão neste grupo.
Características principais dos vertebrados
Costuma-se dizer que vertebrados são animais que possuem vértebras, entretanto, lampreias e feiticeiras estão incluídas no Subfilo Vertebrata e não apresentam essa característica. Sendo assim, apesar de a maioria dos representantes possuir essa característica, ela não pode ser aplicada para todo o grupo e, por isso, muitos autores preferem a denominação Craniata em substituição à Vertebrata.
Na pesquisa, encontramos algumas características comuns a todos os representantes dos Craniatas ou Vertebrados, que são animais:
multicelulares;
com tecidos derivados da ectoderme, mesoderme e endoderme;
com simetria bilateral;
celomados;
com tubo digestório completo;
possuem ânus formado pelo blastóporo (abertura do intestino primitivo);
com endosqueleto.
Apesar de não ser unânime entre os cientistas a classificação dos vertebrados, seguiremos o livro utilizado de biologia, no entanto, para ilustrar segue abaixo a classificação de vertebrados muito utilizada.
Essa classificação utiliza dois grupos principais: os amniotas e os não amniotas.
Animais amniotas são aqueles que possuem âmnio envolvendo o embrião, enquanto os não amniotas não possuem essa membrana.
O âmnio é responsável por formar o saco amniótico.
Não amniotas Nesses animais, os embriões são cobertos por membranas produzidas pelo sistema reprodutivo da fêmea. Como exemplo de não amniotas, podemos citar os vertebrados aquáticos, como feiticeiras, lampreias, peixes cartilaginosos, peixes ósseos e anfíbios.
Amniotas Esses animais apresentam membranas fetais derivadas do próprio embrião e não do trato reprodutivo da fêmea, sendo uma dessas membranas o âmnio. Como exemplo dos amniotas, podemos citar os répteis, mamíferos e aves.
Podemos perceber, portanto, que animais amniotas são, em sua grande maioria, vertebrados terrestres, enquanto os não amniotas são vertebrados aquáticos. Só não podemos classificá-los utilizando o habitat como critério porque animais como tartarugas marinhas e baleias são amnióticos e também aquáticos, e algumas espécies de anfíbios são terrestres.
Classificação do Subfilo Craniata
A classificação dos vertebrados, conforme informado no item acima, seguiremos os critério adotados no livro ( Amabis Martho).
Hora de fixar a matéria
(UEMA/2013) Segundo um estudo recente, paleontólogos britânicos e canadenses rastrearam as origens dos seres humanos e de outros vertebrados, a partir do fóssil que nadava nos oceanos há 500 milhões de anos.
Uma nova análise de fósseis determinou que o extinto ―Pikaia gracilens‖ é o membro conhecido mais primitivo dos cordados, que inclui os descendentes atuais, conhecidos como peixes, anfíbios, aves, répteis e mamíferos.
Com relação a esse grupo de animais atuais, as características típicas, durante o desenvolvimento embrionário, são as seguintes:
A) tubo nervoso apical, notocorda, fendas laringianas e cauda pós-anal.
B) tubo nervoso lateral, notocorda, fendas branquiais e cauda pós-anal.
C) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
D) tubo nervoso apical, coluna vertebral, fendas laringianas e cauda anal.
E) tubo nervoso dorsal, coluna vertebral, fendas faringianas e cauda anal.
(Unicid/2015) Tubarões e golfinhos estão incluídos em um mesmo grupo, em função de seu parentesco evolutivo, que se dá pela presença de características anatômicas e fisiológicas, tanto na fase embrionária quanto na fase adulta. Dentre essas características, é correto citar:
A) tubo neural dorsal, notocorda e fendas faringianas.
B) medula espinhal, esqueleto ósseo e nadadeiras anteriores.
C) sistema nervoso dorsal, crânio e dupla circulação.
D) cavidade celômica, nadadeira caudal e nadadeiras posteriores atrofiadas.
E) mesoderme, coluna vertebral e respiração branquial.11. Chordata: Cite uma característica embriológica que aproxima equinodermos e cordados.
Exercícios com gabarito abaixo
11. Qual das alternativas a seguir relaciona invertebrados exclusivamente marinhos que apresentam notocorda?
a) Lampreia – feiticeira
b) Anfioxo – ascídia
c) Ouriço-do-mar – anfioxo
d) Ascídia – lampreia
e) Feiticeira – ouriço-do-mar
13.
I. Morcego IV. Cavalo-marinho
II. Jacaré V. Anfioxo
III. Pingüim
Considerando-se os animais anteriores, assinale a alternativa correta.
a) Apenas I e IV são cordados.
b) Apenas I e III são cordados.
c) Apenas I e V são cordados.
d) Apenas I é cordado.
e) Todos são cordados.
14. UFES
As ascídias, animais marinhos com formato corporal semelhante ao dos Porifera, são consideradas intima-mente relacionadas aos vertebrados, pelo fato de sua larva apresentar, entre outras características:
a) coração ventral e tubo nervoso dorsal.
b) notocorda e fendas branquiais.
c) simetria bilateral e cauda pós-anal.
d) nadadeiras pares e notocorda.
e) tubo nervoso dorsal e olho com retina.
15. UFF-RJ
Para completar a montagem de um aquário marinho, é preciso escolher representantes dos filos Cnidaria, Mollusca e Chordata. Ao selecionar um representante de cada filo, na ordem citada, pode-se optar, respecti¬vamente, pelos seguintes animais:
a) estrela-do-mar, ouriço-do-mar, cavalo-marinho.
b) ouriço-do-mar, marisco, peixe.
c) coral, ofiúro, lula.
d) ascídia, lírio-do-mar, peixe.
e) medusa, marisco, ascídia.
16.
Ciclóstomos são parasitas de peixes aos quais se fixam através de uma ventosa, sugando-lhes o sangue até matá-los. Um exemplo típico de ciclóstomo é o(a):
a) anfioxo. d) ascídia.
b) celacanto. e) lampreia.
c) pirambóia.
17. UEPB Observe a esquematização seguinte:
Pelo que foi mostrado, tem-se:
a) implicitamente as categorias hierárquicas.
b) uma citação aleatória dos animais vertebrados.
c) uma provável evolução dos animais vertebrados sem que os mesmos tenham os ciclostomados como ancestral comum.
d) uma classificação biológica que não mostra pro¬cesso evolutivo.
e) uma provável evolução dos animais vertebrados.
18. UFPE (modificado)
Levando-se em conta as características dos cordados, analise (V ou F) as proposições abaixo.
( ) Os equinodermos são deuterostômios e apresen¬tam esqueleto interno de origem mesodérmica, características típicas de animais vertebrados.
( ) Os tunicados apresentam notocorda, na posição caudal, apenas na idade adulta, sendo ausente durante a fase larval.
( ) Os tunicados e cefalocordados são filtradores, no entanto, apenas os últimos apresentam vértebras. ) Os arcos branquiais são característicos dos uru¬cordados e cefalocordados, desaparecendo nos vertebrados, à medida que aparece o sistema digestório completo nesses animais.
19. UFSCar-SP
As ascídias adultas são tunicados típicos. Sobre esses animais, podemos dizer que:
a) em hipótese alguma poderão ser classificados como cordados, uma vez que, quando adultos, não apresentam notocorda.
b) são cordados, pois na fase larval apresentam notocorda bem como fendas branquiais e tubo nervoso dorsal.
c) a presença de fendas branquiais na faringe é suficiente para classificá-los como cordados.
d) não são cordados, pois nem mesmo na fase larval apresentam notocorda.
e) na fase larval possuem, na cauda, um tubo ner-voso dorsal bem desenvolvido, o que serviu para confundi-los com cordados verdadeiros.
20. Ufla-MG (modificado)
Considere a relação de animais para responder às questões: planária, sapo, lesma, cobra, morcego, minhoca, tartaruga, traça, aranha e hidra.
a) Quais desses animais pertencem ao filo Chordata?
b) Cite três características morfológicas exclusivas do filo Chordata.
Gabarito
11. Tanto equinodermos quanto cordados são deuterostômios, ou seja, o blastóporo dá ori¬gem ao ânus.
12. B
13. E
14. B
15. E
16. E
17. E
18. V, F, F, F
19. B
20. a) Sapo, cobra, morcego e tartaruga.
b) Os cordados apresentam notocorda, fendas bran-quiais na faringe e sistema nervoso dorsal em pelo menos um estágio de seu desenvolvimento.
Mais exercícios!! ;))
MaiQUESTÃO 1
1- (UFJF/2002) Com relação aos animais do grupo Chordata, além da presença de notocorda e da cauda propulsora, quais dos caracteres abaixo os distinguem de outros grupos de animais?
Fendas faringeanas e tubo nervoso dorsal.
Respiração pulmonar ou branquial e sistema circulatório com coração.
Celoma derivado do arquêntero e clivagem radial indeterminada.
Sistema bilateral e triblásticos.
Enterocelomados e corpo metamerizado.
2- (FGV) O filo dos cordados compreende quatro subfilos: hemicordados, urocordados, cefalocordados e vertebrados. Os três primeiros são, costumeiramente, agrupados sob designação de protocordados. A notocorda existe:
a) somente na fase embrionária dos vertebrados e durante toda a vida dos protocordados;
b) na fase adulta dos vertebrados e na vida embrionária dos protocordados;
c) nos embriões de todos os cordados e no estágio adulto de apenas alguns protocordados;
d) durante toda a vida dos cordados;
e) somente na fase embrionária.
3- A bexiga natatória, estrutura presente em alguns peixes, é responsável por auxiliar esses animais a se manterem em determinadas profundidades. Em relação a esta estrutura, assinale a alternativa que melhor explique o seu funcionamento: a) Ao se encher de água, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que o meio e suba à superfície; b) Ao se encher de água, a bexiga natatória faz com que o peixe fique mais denso do que o meio e suba à superfície; c) Ao se encher de ar, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que a água, fazendo-o submergir; d) Ao se encher de ar, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que a água e suba à superfície.
4- Uma das principais características dos cordados é a presença de uma estrutura chamada notocorda. Em relação a essa estrutura, assinale a alternativa correta: a) Ocorre apenas na fase adulta dos cordados; b) Desaparece nos vertebrados adultos; c) Vai dar origem ao sistema nervoso; d) Está presente nos cordados em todas as fases da vida.
RESPOSTAS
Questão 1Letra a
As fendas faringeanas e o tubo nervoso dorsal são algumas das principais características dos cordados. Nos vertebrados pulmonados, as fendas faringeanas regridem e se fecham. Em certos cordados invertebrados e nos peixes, o epitélio que recobre os arcos branquiais origina as brânquias.
Questão 2 Letra c
Questão 3 Letra d
O que controla a submersão e flutuação na água do peixe com bexiga natatória é a entrada e a saída de ar neste órgão. A entrada de ar torna o peixe menos denso do que a água, e a saída de ar o torna mais denso. Qualquer objeto na água que seja menos denso do que o meio tenderá a flutuar, isso é o mesmo que ocorre com os peixes.
Questão 4 Letra b Nos cordados vertebrados adultos, a notocorda é substituída pela coluna vertebral.
Fonte:
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018
BOSCHILIA, C. Manual Compacto de Biologia: 1ª ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010
https://www.todamateria.com.br/cordados/
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-filo-chordata.htm
コメント