top of page
Buscar
Camila Elias

A Volta ao Mundo com 80 Vírus

Atualizado: 18 de abr. de 2020







Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura



O vírus não estão incluídos em nenhum dos seis reinos estudados no blog, pois não são constituídos por células que é a unidade fundamental de todos os outros seres vivos. Portanto, o vírus é estudado como caso à parte dos seres vivos.


Os vírus são partículas simples e muito pequenas que não possuem células (são acelulares), apenas um revestimento proteico e material genético (RNA ou DNA).


Eles são parasitas obrigatórios, ou seja, necessitam de um hospedeiro para multiplicarem o material genético. Este hospedeiro pode ser tanto uma bactéria ou um fungo quanto uma planta ou um animal, veja a seguir uma das classificações para os vírus:


Bacteriófagos: vírus que invadem as bactérias

Micófagos: vírus que invadem os fungos

Vírus das plantas: que invadem as plantas, como o nome já diz

Vírus dos animais: que invadem os animais


Os vírus são constituídos por um núcleo, onde fica todo o material genético, e por um capsídeo, que é um envelope proteico que envolve o RNA ou o DNA. Alguns vírus possuem um envelope lipoproteico, que funciona como um revestimento externo e que deriva das partes celulares do hospedeiro.



As proteínas presentes no capsídeo, as ligantes, são muito especificas, se associando geralmente a um só tipo de receptor viral ( proteína da membrana da célula hospedeira ). Essa associação (ligação) necessita ser tão exata que podemos compará-la com o modelo chave e fechadura, ou seja, uma ligante só se consegue se ligar a um tipo de receptor viral como uma chave consegue se ligar a apenas uma fechadura. É por este motivo que os vírus geralmente atacam partes específicas do nosso corpo, como o vírus da AIDS que ataca o sistema imunológico ou o vírus da raiva que ataca o sistema nervoso.


Outra classificação é em relação ao tipo de material genético:


  • Retrovirus: RNA

  • Adenovirus: DNA


Pesquisas recentes mostram que um vírus, o citomegalovírus, é composto tanto de DNA quanto de RNAm, tornando-o mais complexo e mudando o rumo das pesquisas sobre esse assunto.


Os vírus podem entrar na célula de diferentes formas, alguns vírus apenas injetam seu material genético na célula, permanecendo com o seu capsídio fora do ambiente celular. Outros fundem as suas membranas com as membranas da célula hospedeira e desta forma o restante do vírus consegue entrar nas células. E por fim, alguns vírus fazem o processo de endocitose, no qual a célula englobe o vírus possibilitando a entrada de todas as partes do vírus na célula.


Exemplificamos com a figuras seguintes:










Características dos vírus

Apesar de serem organismos biológicos microscópicos, os vírus até possuem certa complexidade em seu funcionamento. São mais de 3,6 mil espécies que possuem entre as características mais comuns:


  • São acelulares (não possuem células);

  • Podem parasitar células;

  • São capazes de infectar seres de todos os domínios (eucariontes, archea e bactérias);

  • Podem ter genomas de fitas duplas ou simples;

  • São de três tipos: adenovírus (formados por DNA), arbovírus (transmitidos por insetos) e retrovírus (formados por RNA);

  • Alguns possuem enzimas (moléculas que aceleram reações químicas).



Reproducão


Os vírus são classificados como seres acelulares. Isso significa que eles não possuem células próprias, ou que são desprovidos de estrutura celular. Dessa forma, no momento da reprodução, os vírus precisam contar com uma célula hospedeira, que dará as condições para que eles possam se multiplicar.


Como os vírus precisam, obrigatoriamente, parasitar células vivas, eles só se reproduzem em tais condições. Fora de organismos vivos eles não possuem processo metabólico nenhum.


Por essa condição, eles acabam sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, utilizam a estrutura celular hospedeira, com todo o seu material genético, para então se reproduzirem. Assim, os vírus atacam células de diferentes seres vivos, podem ser bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas, animais e também a espécie humana.


Durante o processo de reprodução, os vírus passam por dois ciclos distintos - o ciclo lisogênico e o ciclo lítico.


  • Ciclo Lítico: Os vírus injetam seu material genético na célula, esse material se multiplica com o auxilio das organelas infectadas, a célula infectada morre e libera os vírus que se formaram dentro delas e esses infectam outras células.


  • Ciclo lisogênico: O vírus introduz seu material genético na célula, o material torna parte do DNA da célula e irá ser replicado durante o processo de meiose.




HORA DE FIXAR A MATÉRIA




(PUC Minas) - O vírus da Aids deprime o sistema imunológico, porque a) fagocita as imunoglobinas. b) fagocita os leucócitos. c) parasita os linfócitos. d) inibe a diapedese. e) confere resistência às bactérias.


Resposta: c. Resolução: O vírus da Aids ataca as células chamadas de linfócitos, alterando o funcionamento delas e reduzindo sua quantidade.



UFES/2008) - Das doenças abaixo, a que NÃO é causada por vírus é a) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. b) Dengue. c) Tétano. d) Influenza.


Resposta: c. Resolução: O tétano é causado por uma bactéria.

(Pucmg) - A maioria dos morcegos que vemos voando durante a noite, na cidade, são completamente inofensivos ao homem. São morcegos frugívoros, ou seja, que se alimentam de frutos. Existem também aqueles que são nectívoros, ou seja, se alimentam do néctar das flores. No entanto, no meio rural, ocorrem morcegos vampiros, atraídos pela existência de bois, vacas e cavalos, dos quais sugam o sangue; eventualmente, esses morcegos podem sugar sangue do homem. Tal fato é preocupante, pois os morcegos hematófagos são, conhecidamente, transmissores de uma doença virótica e fatal, se não tratada a tempo. A doença à qual o texto se refere é: a) Caxumba. b) Hepatite. c) Rubéola. d) Raiva. e) Sarampo.


Resposta: d. Resolução: Como qualquer outro mamífero, os morcegos hematófagos estando contaminados podem transmitir a Raiva.

(UNICENTRO) - Os vírus, diferentemente dos outros seres vivos, não apresentam organização celular. Desta forma, eles necessitam da estrutura celular dos outros organismos para se reproduzir, sendo, portanto, parasitas obrigatórios. O estudo dos vírus é de extrema importância devido ao grande número de doenças humanas causadas por esses agentes microscópicos infecciosos. A compreensão do seu ciclo de vida possibilita intervenções que tornam a humanidade menos vulnerável às doenças virais. A alternativa que contém somente doenças causadas por vírus é a: a) Gripe, febre amarela, sarampo, dengue. b) Tétano, caxumba, catapora, poliomielite. c) Difteria, leptospirose, herpes, raiva. d) Tuberculose, hanseníase, varíola, rubéola.


Resposta: a. Resolução:  Afirmativa a: está correta, gripe, febre amarela, sarampo e dengue são doenças causadas por vírus. Afirmativa b: está errada, tétano é uma doença bacteriana. Afirmativa c: está errada, difteria e leptospirose são doenças bacterianas. Afirmativa d: está errada, tuberculose e hanseníase são doenças bacterianas.

(UFMG) - Todas as alternativas apresentam precauções que devem ser tomadas para diminuir a incidência da dengue, EXCETO A) Esvaziar as garrafas que não estão em uso e guardá-las de cabeça para baixo. B) Evitar a manutenção de água nos pratos de vasos de plantas. C) Fazer furos nos recipientes a serem descartados para escoamento da água da chuva. D) Lavar com água fi ltrada e ferver os alimentos antes de ingeri-los. E) Trocar, semanalmente, a água dos bebedouros de animais, lavando-os com uma escova.


Resposta: d. Resolução: O melhor jeito para diminuir a incidência de dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais favoráveis para a criação do mosquito transmissor da doença. Sendo assim, lavar e ferver alimentos antes de ingeri-los não contribui como uma ajuda no combate à dengue.

(Fei) - Assinale a alternativa que contiver doenças causadas, exclusivamente, por vírus: a) sífilis, aids, cólera: b) poliomielite, raiva, cólera; c) poliomielite, aids, sífilis; d) poliomielite, aids, raiva; e) sífilis, cólera, meningite.


Resposta: d. Resolução: Afirmativa a: está errada, sífilis e cólera são causadas por bactérias. Afirmativa b: está errada, cólera é causada por bactéria. Afirmativa c: está errada, sífilis é causada por bactéria. Afirmativa d: está correta, tais doenças são viroses. Afirmativa e: está errada, sífilis e cólera são causadas por bactérias.

(Puccamp) - Considere as seguintes possibilidades de transmissão de um agente patogênico: I- transfusão de sangue II- aperto de mão e abraço III- uso de banheiros públicos IV- relações sexuais V- uso de seringas, material cirúrgico e agulhas O vírus da AIDS pode ser transmitido, comprovadamente, através de APENAS a) I, II e III b) I, IV e V c) II, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V


Resposta: b. Resolução: O vírus da Aids pode ser transmitido por transfusão de sangue, em toda e qualquer relação sexual e também com uso de seringas e agulhas contaminadas.

(UFScar/2006) - "Nesta cidade, vacinação anti-rábica. Não deixe de levar seus cães e gatos". A Vigilância Sanitária promove, ao longo do ano, campanha para a vacinação anti-rábica de cães e gatos. Nessas campanhas, as pessoas não são vacinadas porque a) com os animais vacinados, é menor a probabilidade dos humanos contraírem a doença. b) a raiva só ocorre em humanos quando contraída através da mordida de morcegos. c) ainda não existe uma vacina específica para os humanos. d) a raiva é uma doença exclusiva de cães e gatos. e) já foram imunizadas com a vacina tríplice tomada quando criança.


Resposta: a. Resolução: Ao se vacinar cães e gatos, a chance da transmissão da raiva em humanos é reduzida significativamente.

(Ufc) - Uma das estratégias mais eficientes que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevenção através da vacinação em massa da população. Esse combate só é possível quando se conhece o agente causal da doença. Dentre as doenças ocasionadas por VÍRUS, podemos relacionar as seguintes: (01) Gonorreia. (02) Raiva ou hidrofobia. (04) Cólera. (08) Meningite meningocócica. (16) Poliomielite. Soma ( )


Resposta: 18 (02 + 16). Resolução: Das doenças citadas, as únicas ocasionadas por vírus são a raiva e a poliomielite.

(Ufpr) - "Um novo coquetel de drogas anima os cientistas a falarem no fim da AIDS como doença fatal: O AZT e um inibidor de transcriptase reversa inibem a reprodução do vírus em seu estágio inicial (...). Os vírus que escapam são atacados por um inibidor de protease (...). Como resultado, poucos vírus conseguem reproduzir-se (...). O vírus HIV é uma peste microscópica que contém apenas nove gens e mesmo assim se vinha impondo contra o complexo organismo humano e seus 100.000 orgulhosos genes." (Veja, 10/07/1996) A nova multiterapia combinada para o tratamento dessa terrível doença é resultado do trabalho dos pesquisadores americanos David Ho e Roy Gulick e está amparada em conhecimentos sobre vírus e Biologia Celular e em avanços na área farmacêutica. Sobre o tema anterior enfocado, é correto afirmar: (01) Como os demais vírus, o vírus da imunodeficiência humana, HIV, é um parasita intracelular obrigatório. (02) Transcriptase reversa e protease são substâncias especiais, denominadas enzimas, compostos químicos do grupo dos carboidratos, importantes para o metabolismo viral. (04) Transcriptase reversa e protease são enzimas que permitem a realização de etapas importantes na multiplicação do HIV. (08) Inibidores são substâncias que, ao bloquearem as ações das enzimas transcriptase reversa e protease, impedem a multiplicação do HIV. (16) O genoma (ou material genético) é sempre constituído por DNA, independente de ser vírus ou células. (32) O ácido nucléico viral é uma molécula reduzidíssima quando comparada com a molécula do ácido nucléico das células humanas.


Resposta: 45 (01 + 04 + 08 + 32). Resolução: Afirmativa 01: está correta, todos vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Afirmativa 02: está errada, não são do grupo dos carboidratos. Afirmativa 04: está correta. A transcriptase reversa do HIV faz uma transcrição inversa, produzindo uma molécula de DNA a partir de seu RNA. O HIV também depende da protease, porque algumas proteínas virais são codificadas em uma cadeia peptídica extensa, sendo libertadas por proteases, só assim assumindo sua função. Afirmativa 08: está correta. Afirmativa 16: está errada, no vírus pode ser só RNA. Afirmativa 32: está correta.

(Fei) - Entre as doenças a seguir citadas, assinale aquela que não é causada por vírus: a) gripe b) caxumba c) AIDS (SIDA) d) varíola e) botulismo


Resposta: e. Resolução: O botulismo é causado por uma toxina produzida por uma bactéria.




Fontes:

AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018

Tortora, Gerard J.; Berdell R. Funke, Christine L. Case Microbiologia [recurso eletrônico]; tradução: Aristóbolo; Mendes da Silva ... [et al.] ; revisão técnica: Flávio Guimarães da Fonseca. – 10. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2012.

BOSCHILIA, C. Manual Compacto de Biologia: 1ª ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010










29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page