1. Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada.
A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente. Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:
a) Do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.
b) Do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.
c) Da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.
d) Da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.
e) Do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.
2. Complete com os nomes e funções das estruturas dentro dos retangulos
Esquerda:
Gânglio Nervoso: se contraem e espirram a água de dentro do corpo, caso haja estímulo externo;
Manta: estrutura do animal;
Sifão Exalante: elimina os resíduos alimentares, a água e os gametas;
Anus: excreta os resíduos alimentícios;
Esofago: conexão entre a faringe e o estomago;
Intestino: tubo digestivo que leva o alimento do estomago para o anus;
Direita:
Sifão Bucal Inalante: por onde a água do mar passa pelo animal;
Faringe/ fendas branquiais: realizam as trocas gasosas;
Túnica: envolvem o animal e servem como esqueleto;
Paredes Musculares: promovem o movimento de natação e escavação;
Coração: controla a circulação sanguínea, podendo mudar o sentido;
Testículo: liberam gametas;
Ovário: liberam ovos que serão fertilizados por gametas;
Estomago: se conecta ao esofago e começa o processo de digestão;
3. Nos grupos de invertebrados estudados anteriormente, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo do animal adulto; entretanto, para os Chordata (protocordados e vertebrados), essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária. Explique.
O estudo dos Chordata se da a partir da fase embrionária, pois essa fase é muito divergente da fase adulta e de outros filos.
4. Os protocordados são os animais que mais se assemelham aos vertebrados do ponto de vista estrutural e do desenvolvimento. Com que argumentos você defenderia tal afirmativa?
Os protocordados possuem, em alguma parte de sua vida, a notocorda, que se assemelha à coluna vertebral dos vertebrados.
5. A presença das fendas faríngeas é uma das características que aproxima os protocordados dos vertebrados. Discuta o papel funcional dessa estrutura para os protocordados do filo Urochordata.
A função das fendas faríngeas é filtrar o oxigênio do sangue do animal.
6. A notocorda é uma estrutura muito importante. Na sua opinião, qual a melhor definição para notocorda e qual a sua importância?
A notocorda é um bastão formado de uma estrutura flexível com um aspecto cartilaginoso, que se encontra posicionada na região dorsal dos protocordados, dentre as principais funções da notocorda, destacam-se ser um sítio de ligação do músculo precursor vertebral e servir de base para o esqueleto axial.
Comments