MOLUSCOS
Olá! Sejam bem-vindos a mais um post no nosso blog de biologia. Nessa pesquisa apresentaremos o segundo maior filo do Reino Animalia (Animal), em número de espécie somam mais de 100 mil. ( o primeiro filo em número de representantes). É considerado um filo monofilético, isto é, todos os seus constituintes descendem de um ancestral comum na escala evolutiva.
Os Moluscos são seres eucariontes, pluricelulares, triblásticos (possuem três folhetos embrionários que dão origem a todos os demais tecidos e órgãos), celomados, com simetria bilateral e não segmentados.
Os Moluscos são todos os seres que pertencem ao Filo Mollusca (Moluscos), são animais invertebrados de corpo mole, e, normalmente usam as conchas para proteger seu corpo. No entanto, existem outros moluscos que não utilizam as conchas como proteção, como por exemplo os polvos e as lesmas. Além dessa função, as conchas também são essenciais para evitar a perda de água dos moluscos.
Citamos os principais representantes dos moluscos: mariscos, lulas, ostras, mexilhões, caracóis, caramujos e polvos.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MOLUSCOS
Possuem pele fina e sensível. Este corpo, geralmente, é dividido em: cabeça, pé e massa visceral.
A cabeça protege os órgãos responsáveis pelos sentidos, estão os órgãos sensoriais;
Os pés servem para locomoção, mas podem ser trocados por tentáculos;
A massa visceral é onde está localizado todos os demais órgãos;
Alguns moluscos, como os cefalópodes e gastrópodes, possuem a rádula (língua recoberta por dentes duros e afiados responsáveis por rasgar os alimentos);
Cada molusco possui uma forma de respiração, podendo ser branquial, pulmonar ou cutânea;
A reprodução é sexuada, ou seja, é necessário dois moluscos para que ocorra a reprodução;
sendo que a fecundação ocorre de forma interna ou externa.
Vivem predominantemente em ambientes aquáticos marinhos ou de água doce, porém também estão presentes em ambientes terrestres úmidos.
Fisiologia e Sistemas
Sistema Circulatório
Os moluscos são os primeiros animais a possuírem um sistema circulatório, sendo que a maior parte dos moluscos possui sistema circulatório aberto, embora alguns cefalópodes possuam o sistema circulatório fechado. Apresentam um coração dentro da cavidade pericárdica que bombeia a hemolinfa (semelhante ao sangue) para transportar substâncias ao longo do corpo do organismo. Os moluscos que possuem sistema circulatório aberto a hemolinfa passa tanto pelos vasos como pelas cavidades do corpo.
Sistema Digestório
O sistema digestório é completo, inicia na boca e finaliza no ânus. Os moluscos são animais protostômios (a boca se desenvolveu primeiro que o ânus). Com exceção dos bivalves, que são animais que filtram as partículas alimentares pelas brânquias, os moluscos possuem a rádula para facilitar a raspagem de alimentos. A digestão pode ocorrer tanto intra quanto extracelular.
Sistema Excretor
Os moluscos apresentam metanefrídios: um tubo (ou conjunto de tubos) responsável pela excreção de substâncias. Dividido em 2 poros: o nefróstoma (que libera as excretas ao celoma e que depois passarão por outra filtração e reabsorvirão substâncias importantes) e o nefridióporo (onde realmente excreta o que não é mais necessário nas cavidades do manto.O que é excretado pode variar de acordo com o habitat, moluscos terrestres excretam ureia e os moluscos aquáticos excretam amônia.
Sistema Nervoso
O sistema sensorial dos moluscos é do tipo ganglionar, ou seja, organizado em um conjunto de gânglios que percorrem todo o corpo do animal. Os gânglios são um amontoado de neurônios que podem se assemelhar a um cérebro. Localizam-se na cabeça, nos pés e na massa viseral. Até os tentáculos podem ter células mais especializadas - táteis e quimioreceptoras.
Sistema Respiratório
Apresentam órgãos especializados na realização de trocas gasosas. Os moluscos podem apresentar respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (através de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e mexilhões).
Anatomia de um caracol terrestre hermafrodita com as estruturas numeradas:
Reprodução
Os moluscos geralmente são seres dióicos (com sexo separado macho e fêmea), embora existam espécies monóicas (um indivíduo apresenta ambos os órgãos masculino e feminino) chamadas de hermafroditas. Os gastrópodes, como lesmas e caracóis, são hermafroditas, embora realizem fecundação cruzada para garantir a variabilidade genética.
Podem realizar fecundação interna, quando o encontro dos gametas e o desenvolvimento do embrião ocorre dentro do corpo da fêmea, como nos gastrópodes e cefalópodes; ou fecundação externa, quando o encontro dos gametas e o desenvolvimento do embrião ocorre no meio externo, caso dos moluscos bivalves, como as ostras e os mexilhões.
Quanto ao desenvolvimento do embrião, os moluscos podem apresentar desenvolvimento direto ou indireto. Os gastrópodes apresentam desenvolvimento direto, isto é, não há formação de larvas durante o desenvolvimento do organismo. Já os moluscos bivalves, possuem desenvolvimento indireto: após a fecundação externa, há a formação de uma larva, chamada de trocófora, que se desenvolve em um segundo estágio larval chamado de véliger que só então se desenvolve em indivíduo adulto.
CLASSIFICAÇÃO
O filo dos moluscos se dividem em classes. Ao todo, são sete classes de moluscos, trazidas pelos biólogos Amabis e Martho, o qual seguiremos no presente trabalho, que são: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.
CLASSE APLACOPHORA
São pouco conhecidos e vivem nos mares, geralmente em profundidades entre 80 e 3 mil metros ou mais. Não possuem concha, porém diversas espécies têm espículas calcárias secretadas pelo manto.
CLASSE MONOPLACOPHORA
Foi descoberto recentemente, em torno de 50 anos. Estes seres forma descobertos a mais de 3 mil metros de profundidade dos oceanos. Como o nome refere, monoplacophora, refere-se a animais que possuem apenas uma concha em forma de placa que cobre todo o corpo para proteção.
Exemplo: Neopilina.
CLASSE POLYPLACOPHORA
Pertencem ao gênero Chiton, são marinhos e possuem poucos centímetros, são formados por conchas divididas em oito placas encaixadas sobre o dorso. O pé é desenvolvido e permite ao animal rastejas sobre rochas subterrâneas nas regiões litorâneas.
Possuem rádula (estrutura bucal semelhante a uma língua cheia de plaquinhas) para raspar as superfícies em busca de alimento.
A respiração é por brânquias localizadas entre a concha e o manto. São animais dioicos, possuindo sexos separados. Realizam reprodução sexuada com fecundação externa. Seu desenvolvimento é indireto, formando uma larva tracófora que vive no plâncton.
Exemplo: Quítons.
CLASSE SCAPHOPODA
São exclusivamente marinhos em torno de 15 cm de comprimento, e vivem enterrados na areia do oceano e tem um pé afilado, especializado em cavar. Possuem conchas em forma de cone e ligeiramente curvadas, semelhantes às presas de um elefante Um exemplo é o dentálio, comum nos litorais, e o Antalis.
PASSAMOS A VER AS CLASSES MAIS COMUNS
CLASSE GASTROPODA
Chamados de Gastropodes, é a Classe mais diversificada e formam o maior grupo dentro do filo dos moluscos. Com exceção das lesmas, apresentam uma concha em espiral, constituída por uma única peça e leve.
Se locomovem por meio dos pés - Locomovem-se através da musculatura bem desenvolvida da região ventral do corpo (daí o nome gastropoda, que pode ser entendido como "estômago com pés") e da secreção de muco que facilita o deslizamento e locomoção desses indivíduos.
Esses animais apresentam saco visceral, que contém a maior parte dos seus órgãos, logo acima dos pés.
Os gastrópodes possuem variados tipos de alimentação, podendo ser herbívoros, detritívoros ou ainda carnívoros predadores.
Os gastrópodes aquáticos realizam sua respiração através de brânquias. Enquanto as espécies terrestres podem ter pulmões simples, formados por cavidades vascularizadas (caramujos e caracóis), outros, como algumas lesmas, respiram através da superfície corpórea.
Alguns são comestíveis, iguarias raras. Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot.Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria. O caramujo Biomphalaria, hospedeiro do Schistosoma mansoni, que provoca a doença da Esquistossomose.
Exemplos: caramujos que vivem em ambientes aquáticos (rios e oceanos); caracóis que vivem em ambientes terrestres; e lesmas que também vivem em ambientes terrestres, mas não possuem conchas protetoras.
CLASSE BIVALVIA
Os bivalves, também chamados de Pelecípodes, estão os animais que apresentam concha com duas valvas, ou duas placas de proteção. Essas duas placas são unidas por um ligamento que possuem articulação, que permite a abertura e fechamento da concha de acordo com a necessidade.
Vivem em água doce ou salgada. Os bivales são animais do tipo filtradores.
Esses animais possuem a cabeça reduzida, a rádula ausente e se alimentam através da filtração pelas brânquias. Algumas espécies podem utilizar o pé para se deslocarem ou se enterrarem no solo lodoso. A maioria dos animais desse grupo possui brânquias ciliadas que produzem uma circulação de água entre a concha e o manto.
Uma característica importante é que que os organismos dessa classe têm a capacidade de produzir pérolas, de valor comercial.O processo de formação das pérolas envolve a entrada de um corpo estranho dentro da concha que promove irritação do manto do animal. Como mecanismo de defesa, o manto passa a secretar uma substância chamada madrepérola ou nacas, composta predominantemente por carbonato de cálcio. Com o tempo, a estrutura se solidifica e formam-se as pérolas.
Ostra com pérola
Exemplos: ostras, mexilhões e mariscos.
Ostras
Mariscos
CLASSE CEPHALOPODA
Os cefalópodes ou cefalópodes são animais exclusivamente marinhos, com cabeça ligada diretamente às estruturas locomotoras, que são chamadas de tentáculos.Os tentáculos, que servem para locomoção, também é ferramenta para capturar alimento.
Possuem dois olhos muito desenvolvidos (algumas espécies com olhos semelhantes aos dos humanos), uma boca arredondada com bico córneo e rádula. A boca é rodeada pelos tentáculos.
Algumas espécies, como a lula-gigante pode ter milhares de pequenos ganchos nos tentáculos que as ajudam a capturar presas.
É a classe de moluscos mais complexa, não possuem concha ou a concha está internalizada e possuem sistema nervoso.É a classe com espécies mais desenvolvidas dentro dos moluscos, o que se aproxima na linha evolutiva do próximo filo a ser estudado, o filo dos Anelídeos.
Os polvos e lulas normalmente reproduzem-se apenas uma vez na vida. Após a reprodução, os animais passam a viver exclusivamente para o cuidado com os ovos. Depois que os filhotes nascem, a fêmea morre.
Algumas espécies apresentam conchas localizadas internamente, como as lulas; e outras espécies não possuem conchas, como os polvos.
Outra característica, encontrada principalmente nos polvos, é a presença de uma glândula de produção e armazenamento de pigmentos escuros, chamados popularmente de tintas. Em situação de fuga, o animal com essa glândula consegue expelir essa tinta na água formando uma cortina negra que facilita a fuga do animal.
Exemplos: polvos (sem concha e com 8 tentáculos), lulas e náutilos ( com concha externa e com 10 ou mais tentáculos)
LULA
POLVO
Importância econômica dos Moluscos no Brasil
Os moluscos abrangem uma grande variedade de recursos alimentares que são conhecidos por frutos do mar e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de moluscos, produz cerca de 15 mil toneladas de moluscos ao ano, como por exemplo: mariscos, ostras, berbigões, lulas e polvos, que são consumidos por muitas culturas no mundo todo. Aproximadamente 90% da produção de moluscos no Brasil se concentra nos estados do Sul, principalmente em Santa Catarina.
Ainda encontramos os dados na pesquisa que os moluscos são utilizados como agentes que sustentabilidade ambiental tendo em vista que retirar substâncias como metais pesados, por exemplo.Um fato curioso e recente, pesquisa de 2015, foi comprovado que os dentes desses animais é um dos materiais biológicos mais resistentes do mundo, competindo apenas com a teia de aranha.
Hora de fixar a matéria
2 – (UFU-MG) – A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:
a) Mollusca e Gastropoda;
b) Arthropoda e Crustacea;
c) Arthropoda e Insecta;
d) Molusca e Cephalopoda;
e) Molusca e Pelecypoda.
3 – (Fuvest-SP) – Todas as características abaixo pertencem ao Phylum Mollusca, exceto:
a) Presença de brânquias;
b) Presença de concha externa;
c) Presença de rádula;
d) Presença de manto;
e) Ausência de celoma.
4 – (Vunesp) – O mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partículas em suspensão filtradas da água e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as três afirmações seguintes.
I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aquático.
II. O mexilhão apresenta rádula, que é uma estrutura dotada de pequenos dentes de quitina, para sua alimentação.
III. Esta espécie é um molusco que apresenta uma concha formada por duas valvas.
Com relação às afirmações, estão corretas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
5 – (UEL) – Na escala zoológica, os primeiros animais que apresentam estruturas especializadas para a respiração são os:
a) espongiários
b) cnidários
c) platelmintos
d) moluscos
e) nematelmintos
6 – (UNISA) – A respiração dos moluscos é:
a) exclusivamente branquial;
b) cutânea, branquial e pulmonar;
c) traqueal e pulmonar;
d) apenas cutânea e branquial;
e) apenas cutânea.
7- (UFMG) – Nos pelecípodes, o alimento é obtido graças a uma camada de muco que recobre:
a) o pé;
b) a boca;
c) as brânquias;
d) a concha;
e) o intestino.
8 – (VUNESP) – Tricófora e véliger são larvas de:
a) anelídeos
b) moluscos
c) equinodermos
d) insetos
e) n.d.a.
Exercício resolvido–
Exercício resolvido da questão 2 –
e) Molusca e Pelecypoda.
Exercício resolvido da questão 3 –
e) Ausência de celoma.
Exercício resolvido da questão 4 –
c) III, apenas.
Exercício resolvido da questão 5 –
d) moluscos
Exercício resolvido da questão 6 –
b) cutânea, branquial e pulmonar;
Exercício resolvido da questão 7 –
b) a boca;
Exercício resolvido da questão 8 –
c) equinodermos
Mais exercícios
1- U.F. Ouro Preto-MG) A rádula, presente em certos moluscos, tem por função:
a) Defendê-los do ataque de outros animais;
b) Digerir quimicamente os alimentos;
c) Favorecer a locomoção;
d) Ralar os alimentos;
e) Secretar a concha.
2- (UFU-MG) A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:
a) Mollusca e Gastropoda;
b) Arthropoda e Crustacea;
c) Arthropoda e Insecta;
d) Molusca e Cephalopoda;
e) Molusca e Pelecypoda.
3- (Fuvest-SP) Todas as características abaixo pertencem ao Phylum Mollusca, exceto:
a) Presença de brânquias;
b) Presença de concha externa;
c) Presença de rádula;
d) Presença de manto;
e) Ausência de celoma.
4- Todas as alternativas abaixo se referem aos animais do filo Mollusca. Marque a alternativa que contém a informação errada sobre esses animais.
a) Na maioria dos moluscos a respiração se faz através de brânquias chamadas ctenídeos.
b) Na maioria dos moluscos a circulação é aberta, sendo que no polvo e na lula a circulação é fechada, e o sangue sempre circula no interior de vasos.
c) A rádula nos moluscos tem a função de proteger o animal contra predadores.
d) A estrutura responsável pela produção da concha dos moluscos é chamada de manto.
e) Os animais pertencentes à classe Cephalopoda são exclusivamente marinhos.
5- Assinale a alternativa em que está escrito o nome da classe e o nome de um animal que pertence a essa classe.
a) Gastropoda – ostras e mexilhões.
b) Cephalopoda – caramujos e lulas.
c) Bivalve – polvos e náutilo.
d) Gastrópodes – caramujos e chiton.
e) Bivalve – mariscos e mexilhões.
6- Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta:
a) A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, respiração cutânea.
b) Os moluscos têm reprodução sexuada, e em algumas espécies, como no caracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto; em outras espécies, como nas ostras, o desenvolvimento é indireto, com duas fases larvais.
c) A maioria dos gastrópodes é monoica.
d) A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente por carbonato de cálcio, e possui três camadas. Essa concha é produzida por uma estrutura chamada de nácar.
e) Os moluscos têm sistema digestório completo, formado por um tubo que começa na boca e termina no ânus.
RESPOSTAS - Bora conferir o gabarito!!! :))
Questão 1
letra d
A alternativa d está correta porque a rádula é uma estrutura presente em quase todos os moluscos, com exceção dos bivalves, que executam movimentos de vai e vem, raspando o alimento e transformando-o em pequenas partículas que são impulsionadas para o esôfago.
Questão 2
letra e
a) Errada. A produção de pérolas é feita por ostras que pertencem ao filo Mollusca e à classe Bivalve, também chamada de Pelecypoda. A classe Gastropoda reúne animais como caramujos e lesmas.
b) Errada. O filo Arthropoda abriga animais que possuem patas articuladas, e a classe Crustacea reúne animais como caranguejos, siris e camarões.
c) Errada. O filo Arthropoda abriga animais que possuem patas articuladas, e a classe Insecta reúne todos os insetos.
d) Errada. A produção de pérolas é feita por ostras que pertencem ao filo Mollusca e à classe Bivalve, também chamada de Pelecypoda. A classe Cephalopoda reúne animais como polvo e lula.
e) Certa. A produção de pérolas é feita por ostras que pertencem ao filo Mollusca e à classe Bivalve, também chamada de Pelecypoda.
Questão 3
letra e
Os moluscos têm simetria bilateral, são triblásticos e possuem celoma, uma novidade evolutiva em relação aos nematelmintos.
Questão 4
letra c
A alternativa c está correta porque, na verdade, nos moluscos a rádula tem a função de ralar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas.
Questão 5
letra e
A classe Gastropoda reúne animais como as lesmas, caramujos e caracóis.
A classe Cephalopoda reúne animais como os polvos, lulas e náutilos.
A classe Bivalve reúne animais como as ostras, mexilhões e mariscos.
Questão 6
letra d
A alternativa errada é a letra d. A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente por carbonato de cálcio, e possui três camadas. Essa concha é produzida por uma estrutura chamada demanto ou pálio.
EXERCÍCIO
(FUVEST/2001) Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde são servidos "frutos do mar", ela pode comer, sem problemas, pratos que contenham.
A - lula e camarão.
B - polvo e caranguejo.
C - mexilhão e lagosta.
D - lula e polvo.
E - camarão e lagosta.
Fontes:
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018
BOSCHILIA, C. Manual Compacto de Biologia: 1ª ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010
https://beduka.com/blog/exercicios/biologia-exercicios/exercicios-sobre-moluscos/
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-moluscos.htm
Comentarios