O Triste Fim de Nematoda
- Camila Elias
- 1 de jul. de 2020
- 7 min de leitura

Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura também acabam com as diferenças que a gente inventa.
Lima Barreto (1881- 1922)
Nesse post apresentaremos os estudos do quarto filo do Reino Animalia, formado após os Platelmintos. Conforme vimos no post anterior, é a partir dos platelmintos que se formam outros três filos animais: nematódeos, moluscos e anelídeos. Isso significa que esses três filos apresentam como ancestral comum um organismo do filo Platyhelminthes.
Já postamos, os três primeiros filo do reino animal invertebrados, que são os Poríferos, Cnidários e Platelmintos, respectivamente. Se quiser, olha lá!!
Os Nematódeos são animais pertencentes ao Filo Nemadoda (do grego nematos, fio) constituem um grupo de vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, alongado a afilado nas extremidades. A maioria de vida livre, localizados em ambientes marinhos, dulcícolas, terrestres úmidos e como parasitas no interior de outros animais.
O mais conhecidos por ser causador de doença é a lombriga. Há outros vermes que estudaremos em um post específico no qual abordaremos várias doenças causadas pelos vermes do filo nematoda que representam um grave problema de saúde pública.
Ainda existem várias espécies de nematódeos que causam prejuízo à agricultura.
Classificação científica dos nematódeos:
Domínio: Eucariontes
Reino: Animal
Filo: Nematódeos
Classes: Adenophorea e Secernentea
Na escala evolutiva, em relação aos platelmintos, possuem pseudoceloma e um tubo digestivo completo. Assim o alimento entra por um lado e seus metabolitos saem na outra extremidade, portanto alimento e fezes não se misturam. São os primeiros animais a apresentar boca e ânus.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS NEMATÓDEOS
Os Nematódeos, também chamados pelos estudiosos de biologia de Asquelmintos, Nematelmintos ou ainda de Nemátodas, são organismos invertebrados, de forma cilíndrica, alongados que vivem no ambiente aquático, terrestre, de vida livre ou parasitas. Seu tamanho pode variar a frações de milímetros até chegar a mais de 1 metro.
Quanto a embriologia, os nematódeos são animais invertebrados triblásticos, ou seja, possuem três folhetos embrionários a ectoderme, mesoderme e endoderme. São também animais pseudocelomados. O pseudoceloma é uma cavidade no interior dos nematelmintos.
O pseudoceloma apresenta as mesmas funções do celoma verdadeiro, servindo como local de desenvolvimento e depósito dos órgãos e das vísceras, também serve para auxiliar no transporte de substâncias e funcionar como esqueleto hidrostático, garantindo o suporte do organismo.
Protostômios – os nematódeos são exemplo de protostômios, pois recebem essa denominação quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro).
Os nematelmintos são causadores de diversas doenças humanas, e assim como ocorre com os platelmintos a incidência é mais intensa em geral associada a precariedade do saneamento básico.
Além disso, também parasitam plantas, causando prejuízos à agricultura e a pecuária.
Quanto a anatomia e fisiologia os nematódeos tem os seguintes sistemas presentes: Digestório, Revestimento, Nervoso, Reprodutor e Excretor. E, estão ausentes os sistemas Respiratório e Circulatório. Assim, os nematelmintos são mais complexos quando comparamos aos platelmintos.
São os primeiros animais a possuírem boca e ânus, o que justifica a presença de sistema digestório completo.
Possuem corpo cilíndrico e bem alongado, com simetria bilateral, podendo dividir seu corpo em duas partes iguais e apresentando duas regiões (região posterior e anterior).
HABITAT
Os nematelmintos são encontrados em diversos habitats, sendo encontrados em ambientes aquáticos, como em água doce, oceanos, água parada, e ainda podem habitar solos úmidos ricos em matéria orgânica. Podem ter vida livre ou parasitarem no interior de outro animal.
Contudo, as espécies mais estudadas de nematódeos são parasitas humanos sendo que o mais conhecido deles é a lombriga (Ascaris lumbricoides). Esse animal causa a ascaridíase, uma das verminoses mais comuns em todo o mundo.
FISIOLOGIA DOS NEMATÓDEOS
Os nematódeos, de modo geral, apresentam muita semelhança fisiológica com os platelmintos. No entanto, as principais diferenças estão nos processos digestivos e em algumas particularidades do sistema excretor. Passamos a estudar cada sistema.

SISTEMA DIGESTÓRIO E ALIMENTAÇÃO
O sistema digestório dos nematódeos é completo, pois, apresentam além da boca e ânus, os órgãos como faringe e intestino.
Como vimos no tópico acima, o sistema digestório completo é uma importante aquisição evolutiva, pois o alimento consumido percorre uma única direção, aumentando a eficiência do sistema digestório e permitindo o processamento de partículas no interior do tubo digestivo.
Podem ser carnívoros ou herbívoros, com algumas espécies parasitas que se alimentam da matéria orgânica consumida pelo hospedeiro em que estão. Também podem se alimentar do sangue do hospedeiro (possuindo hábitos hematófagos).
Já os organismos de vida livre podem se alimentar de anelídeos, plantas, algas e até mesmo de bactérias e fungos e outros microorganismos. Esses tipos de vermes podem ser prejudiciais a lavouras.

SISTEMA NERVOSO E SENSORIAL
Os nematódeos apresentam sistema nervoso ganglionar, formado por vários gânglios e um anel nervoso que fica centralizado na região da faringe. Possuem dois cordões nervosos ligados, que percorrem a região dorsal e ventral do corpo. Nas regiões da cabeça e da cauda estão concentradas diversas papilas sensoriais, que têm a função de permitir que o organismo responda aos estímulos ambientais.
Existe também um conjunto de cordões nervosos que vão trabalhar em conjunto com as fibras musculares durante a locomoção.

SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor dos representantes do filo nematoda é composto por glândulas ligando-se diretamente ao pseudoceloma, na forma de amônia. Apresentando uma estrutura de canais excretores em H que vão eliminar e excretar os resíduos.
Algumas espécies possuem células chamadas de Renetes, especializadas na excreção de íons e, por isso, auxiliam na osmose do organismo, liberando excretas por um poro excretor.
RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO
Os nematódeos não apresentam nem sistema circulatório nem respiratório. A troca de gases se dá por difusão simples pela superfície corporal. O que é denominado respiração cutânea. Os nutrientes, oxigênio e gás carbônico, circulam pelo corpo via pseudoceloma, já que não têm sistema circulatório.
Alguns biólogos trouxeram a informação de que os nematódeos podem sobreviver tanto em ambientes aeróbios (na presença de O2), quanto em ambientes anaeróbios (sem O2). Geralmente, os vermes nematóides adultos são anaeróbios e as larvas de vida livre fazem respiração aeróbica.
REPRODUÇÃO DOS NEMATÓDEOS
A reprodução dos nematódeos é sexuada. Os animais são dióicos, o que significa dizer que tem o macho e a fêmea. Existe dimorfismo sexual, pois os machos e fêmeas apresentam características distintas entre si, como exemplo, os machos são menores do que as fêmeas, possuindo região posterior curvada o que forma um gancho usado para segurar a fêmea durante a cópula.
As estruturas reprodutoras são o poro genital, e uma cloaca com espículas copulatórias.
A fecundação é interna, ocorrendo dentro da fêmea. Existem animais que se desenvolvem diretamente do ovo para a fase juvenil, enquanto há outro que passam por uma fase larval antes de se tornarem adultos.
LOCOMOÇÃO
A locomoção dos nematódeos é feita por músculos que estimulados por células nervosas presentes em todo o corpo. Essas camadas musculares ficam logo abaixo da epiderme e se ramificam até encontrarem os nervos de onde saem os impulsos para realizar o movimento.
Uma característica curiosa que os pesquisadores apontam no filo Nematoda, é a ausência de cílios ou flagelos nas células de todos seus representantes. A ausência abrange até mesmo os espermatozoides, os quais locomovem-se por meio de pseudópodes.
ESPÉCIES NEMATÓDEOS QUE CAUSAM PREJUÍZO À AGRICULTURA
Citamos três espécies de nematodeos que causam doença em plantações de soja, algodâo e cana de açúcar, pesquisa retirada de manual de boas práticas agronômicas citada na fonte: Heterodera glycines, Meloidogyne spp. e Rotylenchulus reniformis.
O Heterodera glycines, também chamado de Nematoide do Cisto da Soja, ataca e é hospedeira da soja, cultura de relevância econômica. Penetra nas raízes da planta de soja dificultando a absorção de água e nutrientes, causando sérios estragos, reduz o porte da planta e causa manchas amarelas na parte aérea. Por isso a doença é conhecida como nanismo amarelo da soja.

Plantas de soja afetadas pelo Nematoide do Cisto da Soja têm porte reduzido e manchas amarelas. C. Grau
DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATÓDEOS
Quanto às parasitoses humanas, será pesquisa do próximo post, mas para adiantar citamos de forma resumida algumas das principais doenças, sem no entanto detalharmos.
A lombriga (Ascaris lumbricoides) como o seu mais conhecido representante, sendo essa a responsável pela ascaridíase.
A ancilostomose, ou amarelão é causada por o Ancylostoma duodenale ou o Necator americanus.
A larva migrans cutânea, ou chamado “bicho geográfico”, tem o Ancylostoma braziliensis e Ancylostoma caninum como os responsáveis por ela.Wuchereria brancrofti é o parasita da filariose, que pode desenvolver a elefantíase.
Oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase são outros exemplos de doenças das mais de 50 que esses vermes podem causar.
Hora de fixar a matéria
(UEL) Estudando-se o ciclo de vida de um verme parasita do ser humano, obtiveram-se os seguintes dados:
os ovos do verme são eliminados com as fezes do hospedeiro;
os ovos eclodem sobre a terra úmida, liberando larvas que penetram ativamente na pele do ser humano;
as formas adultas desse verme vivem no intestino delgado do ser humano.
Esses dados indicam tratar-se da espécie:
A - Taenia saginata.
B - Ascaris lumbricoides.
C - Enterobius vermicularis.
D - Schistosoma mansoni.
E - Ancylostoma duodenale.
Gabarito:
E - Ancylostoma duodenale.
(UFV) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu: “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária.
A - Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.
B - Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.
C - Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.
D - Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.
E - Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.
Resolução
B - Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.
(UNITAU) Representantes do Filo Nematoda são encontrados parasitando o tubo digestivo e outros órgãos do homem. Das espécies a seguir, indique a que não pertence ao referido filo:
A - Ascaris lumbricoides.
B - Necator americanus.
C - Ancylostoma duodenale.
D - Taenia saginata.
E - Wuchereria bancrofti.
Gabarito
D - Taenia saginata.
Fontes:
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018
Comments