Você pode ser o que você quiser se tiver imaginação
Bob Esponja
CARACTERÍSTICAS DOS PORÍFEROS ou ESPONJAS
Pertencente ao Reino Animal e ao Filo Porifera, os denominados poríferos ou esponjas, são animais invertebrados aquáticos que ficam fixados em um substrato (madeira, rochas, conchas, etc). Existem representantes de formas, cores e tamanhos diversos, sendo que a maioria das espécies apresenta corpo assimétrico, e alguns têm forma de vaso. As cores variam entre o cinza, vermelho, amarelo, laranja e violeta. A maioria mede poucos centímetros, mas há espécies que alcançam 1 a 2 metros de altura.
Habitat das esponjas
A maioria vive em ambiente marinho, muitos fazem parte da comunidade de coral. Porém algumas espécies são encontradas em água doce, em rios e lagos de água limpa, sendo considerado a minoria.
São encontrados em uma ampla variedade de habitats, desde as zonas de maré até nas profundidades dos oceanos e das regiões polares aos trópicos, sendo ampla sua distribuição geográfica. A maioria vive em águas calmas e límpidas, porque sedimentos agitados por ondas ou correntes bloqueariam seus poros, dificultando a alimentação e a respiração.
Podem ficar fixas no fundo do mar, em rochas e podem aparecer fixadas em conchas, ou outros substratos ou até mesmo na areia. Podem ser encontrados sozinhos ou em colônias, que são várias esponjas vivendo juntas.
Esse animal também recebe o nome de esponja ou espongiário, pois possuem poros espalhados por todo o corpo, que assemelha-se a uma esponja.
Estrutura das esponjas
São compostos por paredes perfuradas por poros, sendo o seu interior constituído por uma cavidade chamada átrio ou espongiocela.
Há também uma abertura denominada ósculo, localizada na parte de cima do seu corpo.
Assim, as esponjas têm uma cavidade corporal central - átrio- atrium - com abertura para o meio ambiente - ósculo. Elas normalmente não têm esqueleto de sustentação, porém quando presente são formados por carbonato de cálcio, colágeno ou dióxido de silicone (que forma as espículas).
Tipos de célula
As esponjas possuem um revestimento externo formado por células achatadas e bem unidas entre si, os denominados pinacócitos , sendo essa parede externa denominada pinacoderme.
Já a cavidade interna possui um revestimento formado pelos coanócitos, uma célula ovóide dotada de um flagelo, possuindo uma base circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil.
A partir dos flagelos das células é possível a circulação das esponjas. Além de representar o sistema circulatório presente nas esponjas.
O esqueleto das esponjas está localizado no seu interior e é composto por espículas calcárias ou silicosas, mas o esqueleto também pode ser orgânico, ou seja, formado por fibras de colágenos, esponginas.
As esponjas são animais considerados simples, pois não possuem sistema nervoso e nem tecidos. São animais sem simetria ou com simetria radiada, diploblásticos, acelomados e sem cavidade digestiva.
TIPOS DE CÉLULA - organização celular de uma esponja
Em síntense, dada a importância dessa estrutura, que representa a parede do corpo das esponjas, que é formada por diversos tipos de células, sustentadas por elementos esqueléticos de vários tipos, segue abaixo cada um:
Pinacócitos – são células achatadas de revestimento da parte externa, formando uma espécie de epiderme chamada de pinacoderme (não trata-se de verdadeiro tecido);
Coanócitos – são células flageladas com uma expansão membranosa em forma de colarinho, que revestem o espongiocélio e outras câmaras vibráteis internas das esponjas. O movimento dos seus flagelos cria a corrente de água que traz nutrientes e gases. Os nutrientes são filtrados pelo “colarinho” da célula, que não é uma estrutura sólida, mas antes um conjunto de pequenos bastonetes erectos e separados por espaços. Qualquer partícula orgânica ou microrganismo plantônico aprisionado no colarinho é encaminhado para baixo, em direção ao corpo celular e endocitado, ocorrendo uma digestão intracelular, em vacúolos digestivos. Posteriormente os nutrientes são difundidos para a mesogleia ou célula a célula.
Amebócitos – são células livres de vários tipos que se deslocam por movimentos ameboides, presentes no mesênquima ou mesogleia (substância gelatinosa localizada entre as camadas de pinacócitos e coanócitos) e que são responsáveis pelo crescimento e capacidade de regeneração, pois podem originar todos os restantes tipos de célula (exceto os coanócitos) e produzir as espículas do esqueleto. Estas células podem, ainda, transferir os nutrientes presentes na mesogleia para as restantes células e retirar os produtos de excreção para o espongiocélio. São, ainda, responsáveis pela formação dos gametas;
Porócitos – são células dotadas de um poro central, designado poro inalante, que as atravessa de lado a lado. Localizam-se a espaços regulares na parede do corpo da esponja, sendo através delas que a água penetra no espongiocélio. Estas microscópicas aberturas podem ser reguladas pelo animal.
Respiração
A respiração ocorre por meio das trocas gasosas, que acontecem pelo processo de difusão. Os poríferos são capazes de formar uma corrente de água que penetra os seus poros, passa pelo átrio e depois é liberado pelo ósculo.
Quando a água entra no corpo da esponja ela fornece oxigênio e assim que se retira leva consigo o dióxido de carbono e resíduos.
Alimentação
As esponjas são animais filtradores, pois alimentam-se das partículas orgânicas presentes na água que circula em seu corpo. Assim, capturam de partículas de alimentos que ficam suspensos na água, como por exemplo protozoários e algas unicelulares.
A captação é realizada pelos coanócitos, que também são responsáveis por uma parte da digestão dessas substâncias, o restante é digerido pelos amebócitos e distribuídos por todas as células.
Podemos afirmar que a digestão dos alimentos nas esponjas é exclusivamente intracelular.
Além de alimento, a água que entra pelos poros e sai pelo ósculo traz oxigênio e minerais, levando o gás carbônico e as excreções resultantes das atividades celulares.
Reprodução
Os poríferos podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada.
Reprodução sexuada
As células reprodutoras são formadas no mesênquima, que é uma porção gelatinosa localizada no interior dos poríferos.
A maioria das espécies é monoica, ou hermafrodita. (hermafrodita: o mesmo indivíduo ou colônia forma gametas de ambos os sexos. Há também espécies dioicas, só um sexo um indíviduo; macho (espermatozoide) e fêmea ( óvulo). A produção dos espermatozoides ocorrem por meio de amebócitos e são lançados na sua cavidade central.
Após o lançamento desse espermatozóide era possível a entrada dele em outra esponja por meio dos poros ou eram capturados pelos coanócitos. Após isso, fecundavam o óvulo e acontecia a formação de um zigoto, originando uma nova esponja.
Reprodução assexuada
A maioria das esponjas tem reprodução assexuada por brotamento. A reprodução assexuada pode ser classificada em:
Brotamento ou gemiparidade: brotos formados nas laterais das esponjas, cosistindo na formação de expansão do corpo, através dos brotos, que crescem para se tornarem novos indivífuos. Em muitas espécies os brotos não se separam, formando-se colônias.
Gemulação: geração de bolsas pequenas com células em ação metabólica quase inexistente e com um revestimento resistente que tem como função oferecer proteção. Isso ocorre quando há escassez de água e assim que as condições normais voltam acontece a formação de uma nova esponja.
Regeneração: as esponjas quando cortadas ou fragmentadas, podem facilmente originar novos poríferos, se as condições forem favoráveis.
Hábitos
Entre os poríferos é muito comum a relação de comensalismo (benéfica para um e neutro para outro) entre as esponjas e invertebrados, como camarões, com bactérias, algas. Os invertebrados usam as esponjas para esconderijo, proteção e muitas vezes como alimento.
ALGUNS TIPOS DE ESPONJAS
Hora de fixar a matéria
Vamos ver o que caiu no Enem e nos Vestibulares - (https://renataquartieri.com/vestibular-2/exercicios/poriferos/) - onde consta figura no exercício, poderá ser acessada nesse site)
2017
D (UECE 2017) Os seres vivos incluídos no Filo Porífera não apresentam tecidos ou órgãos definidos, mas possuem células que realizam diversas funções relacionadas à sua sobrevivência no ambiente aquático. Com relação aos coanócitos, células que compõem o corpo dos poríferos, é correto afirmar que
a) são responsáveis pela distribuição de substâncias para todas as demais células do corpo do animal, por meio de plasmodesmos.
b) transformam-se em espermatozoides, sendo, portanto, essenciais para a reprodução sexuada nesses animais.
c) são células totipotentes que originam todos os outros tipos de células que compõem os tecidos desses animais.
d) são células flageladas que promovem o fluxo contínuo de água, promovendo a nutrição desses animais, pela a circulação da água no átrio da esponja.
2016
E (UDESC 2016) Analise as proposições em relação a um grupo de animal cujo personagem de desenho animado, Bob Esponja, é representante típico.
I. Os seus representantes são exclusivamente aquáticos. II. Crescem aderidos a substratos e praticamente não se movimentam. III. Possuem células especializadas chamadas de coanócitos que estão relacionadas com a alimentação destes animais. IV. Apresentam reprodução assexuada e também sexuada. V. A estrutura corporal básica é do tipo asconoide, siconoide e leuconoide.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente uma afirmativa é verdadeira.
b) Somente duas afirmativas são verdadeiras.
c) Somente três afirmativas são verdadeiras.
d) Somente quatro afirmativas são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
B (UECE 2016) Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que
a) os coanócitos são células que, em seu conjunto, constituem o sistema nervoso simplificado desses animais.
b) as esponjas que não possuem espículas em seu esqueleto apresentam uma rede de espongina bem desenvolvida.
c) os amebócitos são células achatadas e bem unidas entre si, que revestem externamente o corpo desses organismos.
d) por sua simplicidade morfológica, os poríferos somente conseguem se reproduzir por brotamento, fragmentação ou gemulação.
2015
D (CPS 2015) O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja.
figura
Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado. As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais.
Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que
a) ambos possuem corpo quadrado, maciço e resistente.
b) ambos possuem sistema sensorial desenvolvido, a fim de reagir aos estímulos do meio ambiente.
c) ambos possuem estruturas locomotoras, que permitem a movimentação para a obtenção de alimento.
d) as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, não possuem boca, pois são animais filtradores.
e) as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, podem viver fora da água.
D (UECE 2015) Dentre as características apresentadas abaixo, marque aquela que justifica a inclusão de um ser vivo no Filo Porífera e não em outros Filos animais.
a) Possuem ciclo de vida assexuado e sexuado.
b) Apresentam cnidócitos como mecanismo de defesa.
c) Filtram a água para a absorção de nutrientes.
d) Não possuem células organizadas em tecidos bem definidos.
2013
B (UPF 2013) Nos poríferos, há células diferentes para funções específicas. Assim, à sequência abaixo correspondem as respectivas funções:
I- Porócito
II- Coanócito
III- Escleroblasto
IV- Pinacócito
a) I – reveste o corpo do porífero; II – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; III – origina espículas; IV – permite entrada da água no indivíduo.
b) I – permite entrada da água no indivíduo; II – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; III – origina espículas; IV – reveste o corpo do porífero.
c) I – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; II – permite entrada da água no indivíduo; III – origina espículas; IV – reveste o corpo do porífero.
d) I – reveste o corpo do porífero; II – permite entrada da água no indivíduo; III – origina espículas; IV – movimenta a água para ajudas na nutrição e excreção.
e) I – promove a excreção da água com resíduos no indivíduo; II – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; III – protege contra agressores; IV – reveste o corpo do porífero.
2010
E (UFPR 2010) Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo à praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo?
a) Verificar se é unicelular ou pluricelular.
b) Verificar se é um procarioto ou um eucarioto.
c) Descobrir se ele é séssil ou se desloca num substrato.
d) Descobrir se ele é predominantemente aquático ou terrestre.
e) Verificar se possui tubo digestivo.
C (UNESP 2010) Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário.
Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas “esponjas de vidro”, as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente.
As espículas das “esponjas de vidro” são constituídas principalmente de:
a) sulfato de cálcio.
b) proteínas.
c) sílica.
d) calcário.
e) colágeno.
A (UFPB 2010) Os poríferos são considerados os representantes mais simples entre todos do reino Animalia.
Sobre os representantes desse grupo, é correto afirmar que possuem
a) um estádio larval durante seu desenvolvimento.
b) sistema nervoso simples e difuso pelo corpo.
c) representantes protostômios.
d) representantes diploblásticos.
e) digestão extracelular.
2008
D (UECE 2008) Dentre os elementos de sustentação das esponjas, as espículas são estruturas calcárias ou constituídas de sílica. Assinale a alternativa que contém a denominação correta das células que produzem essas estruturas.
a) Pinacócitos
b) Porócitos
c) Espongioblastos
d) Escleroblastos
2005
B (PUC MG 2005) Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas passando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. É o processo de adesão celular. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:
a) A agregação celular depende do reconhecimento que se estabelece entre as células e deve ser espécie-específica.
b) A simplicidade celular das esponjas se deve ao fato de elas não apresentarem reprodução sexuada.
c) Se duas diferentes espécies de esponjas são desagregadas juntas, as células de cada espécie se reagregam isoladamente.
d) O alto grau de regeneração celular observado nas esponjas se deve ao pequeno grau de diferenciação celular do animal.
2004
E (UFRGS 2004) Leia a tira a seguir, que ilustra os dilemas alimentares na vida de uma esponja.
Figura
Adaptado de: “Zero Hora”, 26 jul. 2003.
O desejo da esponja, expresso no último quadro, não pode se realizar.
Na evolução dos metazoários, a aquisição fundamental que possibilitou a digestão de macromoléculas, a qual não está presente na esponja, é
a) a digestão intracelular.
b) o celoma.
c) o blastóporo.
d) a diferenciação celular.
e) a cavidade digestiva.
2002
C (UFSM 2002) Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) coanócitos – espículas – pinacócitos
b) amebócitos – pinacócitos – coanócitos
c) amebócitos – espículas – coanócitos
d) pinacócitos – amebócitos – porócitos
e) porócitos – pinacócitos – amebócitos
2001
E (UFSM 2001)
Figura
SOARES, J. L. “Biologia: Os seres vivos, estrutura e funções”. São Paulo: Scipione, vol. 2, 2000. p. 91.
Considere as afirmações sobre o desenho:
A seta 1 aponta para uma cavidade do tipo pseudoceloma.
O organismo se reproduz por alternância de gerações e de formas.
As setas 2 e 3 apontam, respectivamente, para um coanócito e um porócito.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) apenas III.
2000
A (UFRN 2000) Os poríferos ou esponjas formam, desde o Cambriano, uma fauna relativamente significante; no entanto, sua estrutura e seu comportamento peculiares têm levado alguns estudiosos a considerar que os representantes desse filo demonstram inabilidade em evoluir os sistemas ou os órgãos, diferentemente do que acontece com outros grupos, porque
a) seu esqueleto constitui um suporte rígido que impede deslocamentos.
b) a ausência de sistemas sensitivos que lhes assegurem defesa os torna vulneráveis à ação de predadores.
c) a falta de sistema nervoso os impossibilita de se alimentarem de matéria em suspensão.
d) sua fixação a substratos dificulta a captura de algas e, consequentemente, sua sobrevivência.
E (UFPI 2000) Assinale as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais.
a) Não podem se reproduzir.
b) As formas adultas são sésseis.
c) Não respondem a estímulos externos.
d) Alimentam-se através de mecanismos de filtração.
e) Suas células não são organizadas em tecidos.
C (UFPEL 2000) As esponjas constituem o filo Porifera do reino Animal, sendo indivíduos de organização corporal simples, considerados um ramo primitivo na evolução dos metazoários. Os poríferos são usados pelos pintores para obter certos efeitos especiais na técnica de aquarela; antigamente, eram usados também como esponjas de banho.
Quanto às esponjas, é correto afirmar que
a) não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
b) possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.
c) não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.
d) não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas calcárias.
e) possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
(UFSC 2000) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.
Figura
01) A representa um tipo de reprodução assexuada.
02) B representa um tipo de reprodução sexuada.
04) C representa, pela presença de células sexuais, a reprodução sexuada.
08) A é denominado brotamento.
16) Para a formação do ovo em C deve ocorrer a fecundação.
32) Em A e B, os organismos produzidos por estes mecanismos possuem diferenças genéticas em relação ao indivíduo que lhe deu origem.
64) O fenômeno apresentado em C possibilita o aumento da variabilidade entre as esponjas.
RESPOSTA: 01 + 04 + 08 + 16 + 64 = 93
1999
C (PUCRS 1999) Um exame dos diferentes tipos celulares que formam o corpo de uma esponja nos revela que o revestimento externo destes animais está formado por células genericamente denominadas
a) coanócitos.
b) amebócitos.
c) pinacócitos.
d) arqueócitos.
e) fibrócitos.
Mais exercícios!!! BORA FAZER! - (https://beduka.com/blog/exercicios/biologia-exercicios/questoes-sobre-poriferos/)
1 – (UFAC/2009) – Sobre os poríferos qual das afirmativas abaixo é verdadeira?
a) São organismos invertebrados que possuem corpo com simetria bilateral e superfície porosa.
b) São organismos invertebrados, com corpo sustentado somente por fibras de espongina, que possuem coanócitos como tipo celular característico. Vivem principalmente em ambiente marinho.
c) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada.
d) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente em água doce, e vivem fixados a um substrato.
e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho.
2 – (UFPI) – Indique as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais:
a) Não podem se reproduzir.
b) As formas adultas são sésseis.
c) Não respondem a estímulos externos.
d) Alimentam-se através de mecanismos de filtração.
e) Suas células não são organizadas em tecidos.
3 – (FURG/2008) – Assinale a alternativa que apresenta a função dos tipos celulares de Porífera.
a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos.
b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares.
c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.
d) Os porócitos são as células que circundam a abertura do ósculo, por onde entra a água para a espongiocele.
e) Os pinacócitos formam o tecido presente entre a parede externa do corpo e a parede da espongiocele.
4 – (PUC-RS) – Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que:
a) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial.
b) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
c) abaixo dos pinacócitos se encontra uma matriz proteica gelatinosa contendo material esquelético e amebócitos.
d) os espongiários do tipo leuconóide são os únicos que não apresentam poros na superfície do corpo.
e) O sistema nervoso dos espongiários é pouco desenvolvido, mas já apresenta neurônios de vários tipos.
5 – (UFSJ/2002-E) – As esponjas (Poríferos), organismos primitivos na escala evolutiva, são insensíveis ao toque. Já as anêmonas e os corais (Cnidários) retraem-se quando os tocamos. A que você atribui esta diferença comportamental nos dois grupos de animais?
a) O exoesqueleto rígido, de formação calcária, impede a movimentação dos Poríferos.
b) Os sistemas nervoso e muscular, ainda que rudimentares, estão presentes somente nos Cnidários.
c) Os Cnidários possuem cnidócitos, que são células sensoriais primitivas espalhadas de modo difuso na epiderme do animal.
d) Os Cnidários são os primeiros animais a possuírem um cordão nervoso central conectado a neurônios epidérmicos, sensíveis a estímulos mecânicos, químicos e luminosos.
6 – (UFC/2003) – “Recifes são ambientes resistentes à ação de ondas e correntes marinhas, estando entre os ecossistemas mais produtivos. Podem ter origem biogênica ou não. Recifes biogênicos são formados por organismos marinhos (animais e vegetais) providos de esqueleto calcáreo”. (Ciência Hoje, jan-fev 200, pág. 19”.)
O filo animal mais representativo na formação de recifes e sua respectiva classe é:
a) Arthropoda-crustacea.
b) Mollusca-gastropoda.
c) Cnidaria-anthozoa.
d) Mollusca-cephalopoda.
e) Cnidaria-scyphozoa.
7 – (UFLA-JULHO/2007) – As afirmativas abaixo referem-se aos cnidários.
I – A gastroderme possui células produtoras de enzimas que facilitam a digestão.
II – Possuem tubo digestivo completo e digestão intra e extracelular.
II – Os fragmentos alimentares são parcialmente digeridos nos cnidoblastos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa I está correta.
c) Apenas a afirmativa II está correta.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
8 – (UNAERP – JULHO/2007) – Digestão somente intracelular, ausência dos sistemas nervoso, excretor, circulatório, respiratório e órgãos reprodutores e de locomoção também ausentes. As características acima podem pertencer a:
a) uma água-viva.
b) um coral.
c) uma hidra.
d) uma esponja.
e) uma estrela-do-mar.
9 – (UERJ) – A visão de uma medusa, um delicado domo transparente de cristal pulsando, sugeriu-me de forma irresistível que a vida é água organizada. Jacques Cousteau (“Vida Simples”, outubro de 2003).
A analogia proposta refere-se à grande proporção de água no corpo das medusas.
No entanto, uma característica importante do filo ao qual pertencem é a presença de cnidócitos ou cnidoblastos, células que produzem substâncias urticantes.
Dois animais que pertencem ao mesmo filo das medusas estão indicados em:
a) hidra – craca
b) hidra – esponja
c) anêmona do mar – coral
d) anêmona do mar – esponja
e) esponja – anêmonas.
Respostas dos Questões sobre Poríferos
Exercício resolvido da questão 1 –
e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho.
Exercício resolvido da questão 2 –
e) Suas células não são organizadas em tecidos.
Exercício resolvido da questão 3 –
b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares.
Exercício resolvido da questão 4 –
c) abaixo dos pinacócitos se encontra uma matriz proteica gelatinosa contendo material esquelético e amebócitos.
Exercício resolvido da questão 5 –
b) Os sistemas nervoso e muscular, ainda que rudimentares, estão presentes somente nos Cnidários.
Exercício resolvido da questão 6 –
c) Cnidaria-anthozoa.
Exercício resolvido da questão 7 –
b) Apenas a afirmativa I está correta.
Exercício resolvido da questão 8 –
d) uma esponja.
Exercício resolvido da questão 9 –
c) anêmona do mar – coral
Exercícios mais simples - ://www.blogdoensinodeciencias.com.br/2017/07/questionario-de-ciencias-7-ano-poriferas-esponjas.html
1. Sobre as Características gerais dos poríferos/celenterados, seu modo de vida e reprodução assinale a alternativa ERRADA.
a) Os representantes desse filo são chamados poríferos ou esponjas;
b) são terrestres, mas comuns em ambientes marinhos;
c) são animais bastante simples;
d) vivem fixos ao substrato.
2. Os Poríferos, também chamados de esponjas, são animais:
a) aquáticos que têm o corpo recoberto por pequenos poros, podendo apresentar forma de vaso, globoso ou achatado;
b) Filtram a água, da qual retiram alimento, mas não realizam as trocas gasosas.
c) corpo formado basicamente por diversos tipos de células e órgãos
d) apresentam uma cavidade interna denominada de Coanócito
3) Sobre os poríferos analise os itens:
I. cada célula de uma esponja realiza todas as funções vitais ao organismo, como respiração, reprodução, excreção e digestão;
II. o esqueleto é constituído de esponginas e de espículas (que podem ser de calcário ou de sílica);
Está (ão) correto(s)
a) I e II
b) Somente I
c) Somente II
d) nenhum dos itens
4) Para se alimentarem, as esponjas movimentam os flagelos dos coanócitos, fazendo o fluxo de água entrar pelos minúsculos poros do corpo e sair pela abertura superior – o ósculo; desse modo, filtram a água, dela retirando seu alimento – o plâncton. Assim, sua disgestão é:
a) extracelular
b) intracelular
c) acelular
d) mecânica
5) Os poríferos podem se reproduzir das seguintes formas, EXCETO:
a) Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem a um novo indivíduo.
b) Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
c) Gêmula- Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja. São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido. 3
d) Sexuada: os gametas são lançados para o interior do corpo através da cópula
6) O endoesqueleto é constituído de espículas formadas por escleroblastos ou esclerócitos e a rede de espongina. Assinale a alternativa ERRADA.
a) É externo (exoesqueleto).
b) É o mais importante caráter usado na classifica-ção das esponjas.
c) Pode ser mineral (espículas calcárias e silicosas).
d) Pode ser mineral e orgânico numa mesma espon-ja (silicoso + espongiona)
7) Sob os Poríferos é incorreto afirmar que:
a) São esponjas muito simples
b) A maioria marinho, porém alguns de água doce
c) apresentam poros
d) São filtradores e possuem tecidos, órgãos ou sistemas
8) Não é uma característica dos Poríferos
a) Celoma: presente
b) Simetria: assimétricos ou radial
c) Digestão: intracelular- sistema digestório incompleto
d) Respiração: por difusão
9) Os Poríferos, também chamados de esponjas apresentam as seguintes características, EXCETO.
a) Apresentam uma grande capacidade de regeneração (repor parte do corpo
perdido).
b) Vivem de forma livre nadando na superfície
c) A Esponja-do-mar é um dos seus representantes.
d) Apresentam uma célula responsável pela filtração e digestão do alimento,
chamada coanócito.
10) Sobre os Poríferos analise os itens:
I. Por serem animais filtradores, filtram a água, retirando poluentes como os
metais pesados, por exemplo.
II. Apresentam uma reprodução assexuada (sem gametas), que pode ser por
brotamento ou por regeneração, e uma reprodução sexuada (com gametas).
Está(ão) Correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens
Gabarito dos exercícios sobre poríferos
1.B
2.A
3.A
4.B
5.D
6.A
7.D
8.A
9.B
10.C
Questões sobre Poríferos (esponjas) (https://www.blogdoensinodeciencias.com.br/2017/07/questionario-de-ciencias-7-ano-poriferas-esponjas.html)
1) Como é a estrutura do corpo dos poríferos?
Seu corpo tem grande número de células que apresentam uma certa divisão de funções. Essas células são organizadas de tal forma que deixam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos.
2) Como se chama a cavidade interna?
Chama-se átrio. Na parte superior do átrio existe uma abertura, o ósculo.
3) Para que serve o ósculo?
Para deixar na água as substâncias desnecessárias à nutrição do animal e dos detritos resultantes da digestão celular.
4) Como é realizado o metabolismo nos Poríferos?
Esses animais não possuem órgãos especializados para digestão, respiração ou reprodução. Todas essas funções são realizadas por diferentes células.
5) De que é formado o esqueleto?
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias, principalmente calcário e silício. Essas substâncias apresentam-se na forma de filamentos ou cristais denominados espículas.
6) Em certas esponjas, o esqueleto não é constituído por espículas? Neste caso qual é a sua estrutura?
Uma rede de fibras formadas por uma substância chamada espongina.
7) Como se chama a capacidade de refazer seu corpo, depois de perderem uma parte dele?
Essa capacidade denomina-se regeneração.
8) Qual é o habitat dos poríferos?
Aquático, água do mar, a maioria, mas também vivem em água doce, rio e lagos.
9) Por que os poríferos são assim chamados?
Apresentam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos.
10) Em que esses animais são utilizados pelo ser humano?
Como esponjas de banho.
ÚLTIMAS questões: ;))
a) O que é átrio ou espongiocele?
Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo.
b) O que é ósculo?
Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.
c) Quais os diferentes tipos de células presentes nos poríferos e quais suas funções?
Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos. Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos. Formam a coanoderme.
- Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.
- Porócitos – são células que ficam entre os pinacócitos, têm a forma de um canal que atravessa o porífero. A água entra no porífero pelos porócitos. É responsável pela formação de óstios, orifícios ou poros microscópicos.
- Arqueócitos ou amebócitos – célula capaz de originar outras células, também é responsável por digestão e transporte interno. Locomovem-se por movimentos ameboides com projeções chamadas pseudópodes no meso-hilo. O meso-hilo é a região formada por material gelatinoso que está entre a pinacoderme e a coanoderme.
- Esclerócito – são responsáveis pela excreção do esqueleto.
d) Os poríferos são animais também conhecidos como esponjas por possuírem poros por todo corpo. Mas em qual ambiente podemos encontrar os poríferos?
Os poríferos são aquáticos, ou seja, vivem na água, sendo a maioria de vida marinha, presentes em águas costeiras, rasas e quentes. Eles necessitam deste ambiente, pois são animais filtradores, necessitando da água para carrear seu alimento, oxigênio e minerais.
e) Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê?
A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.
f) Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células. Qual o nome dessas células?
a) porócito
b) amebócito
c) coanócito
d) escleroblasto
e) espongina
Resposta correta: letra “b”
Todos os componentes fazem parte de um porífero, mas somente a célula denominada amebócito possui essa característica de poder originar todos os tipos de células presentes num porífero.
g) Nos poríferos existem estruturas denominadas gêmulas. Explique o que são e para que servem.
Gêmulas são estruturas resistentes a adversidades ambientais como seca. Essas gêmulas se originam no interior do corpo da esponja, têm parede espessa, possui espículas e um conjunto de amebócitos que vai auxiliar na formação de novas células assim que houver local e ambiente propício para seu desenvolvimento. Quando uma esponja morre, gêmulas são liberadas para propagação da espécie.
h) Marque a alternativa correta.
a) esponjas asconoides são aquelas que possuem maior superfície de contato com a água
b) as esponjas se alimentam de pequenos animais
c) espículas são as estruturas de resistência das esponjas
d) a movimentação dos flagelos dos coanócitos estabelece o fluxo de líquido dentro do animal
Resposta: letra “d”
Letra “a” – é falsa, pois as esponjas asconídes são as que possuem a forma mais simples dentre as estruturas corporais existentes. Letra “b” – é falsa, pois as esponjas, como são animais filtradores, alimentam-se de partículas orgânicas que circundam seu corpo. Letra “c” – é falsa, pois as células de resistência das esponjas denominam-se gêmula.
i) No reino animal existem vários filos conhecidos. Os poríferos são aqueles considerados os mais primitivos. Qual a característica principal dos poríferos?
a) vivem no mar;
b) possuem células urticantes;
c) possuem poros por todo o corpo;
d) são comestíveis;
e) possuem corpo achatado.
Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.
j) Explique o processo de nutrição de um porífero.
Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos. Assim, distribuem os nutrientes por todo o porífero.
Fontes:
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018
Comments