Resumo da aula Características do Filo Chordata
- Camila Elias
- 16 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Resumo da aula 15.09.
O Filo Chordata inclui os Cefalocordados, os Urocordados e os animais vertebrados. Esses animais sao considerados deuterostômios, ou seja, o blastóporo originará o ânus, tendo clivagem radial e o celoma é enterocélico.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Sao animais com simetria bilateral, possuem um eixo anteroposterior, ou seja, uma região anterior e uma posterior do corpo, possuindo também sistema digestório com fluxo unidirecional, significando que possuem um sistema digestório com boca e ânus. Em sua maioria, sao animais enterocelomados, podendo haver variações, também sao animais metamericos e apresentam 3 tipos de tecidos germinativos, sendo eles ecto, meso e endoderme.
SINAMOPORFIAS
NOTOCORDA: Estrutura cilíndrica flexível, que estende-se ao longo do corpo do animal. É um órgão hidrostático (diferente dos nematódeos), com fluido contido nas células ou em pequenos compartimentos entre elas. Contribui para a diferenciação da placa neural (precursora do sistema nervoso) e controla a diferenciação de uma variedade de órgãos.
TUBO NERVOSO CENTRAL OCO: Tubo dorsal ao trato digestivo (na maiorias outros filos é sólido e ventral). Nos vertebrados, a extremidade anterior origina o cérebro. O tubo neural é formado a partir de células ectodérmicas, dorsalmente à notocorda. Na maioria dos vertebrados, passa pelos arcos neurais das vértebras.
ENDÓSTILO: Situado no assoalho faríngeo, é uma adaptação para o hábito filtrador alimentar. Produz um muco que retém pequenas partículas de alimento. Ocorre nos cefalocordados, urocordados e larvas de lampreias. Nos Petromyzondita adultos e nos demais vertebrados, é homólogo à tireóide.
CAUDA PÓS-ANAL: Permite, juntamente com a musculatura somática e a presença de notocorda, a mobilidade livre-nadante de larvas de urocordados e cefalocordados. Está reduzida ou ausente na fase adulta em vários grupos de cordados, como a maioria dos urocordados e alguns vertebrados. Na espécie humana, corresponde ao cóccix.
FENDAS E BOLSAS FARÍNGEAS: As fendas faríngeas sao aberturas que comunicam a cavidade faríngea dos cordados com o exterior do corpo. Formadas pela invaginação do ectoderma (sulcos) e evaginação do endoderma (bolsas, localizadas entre os arcos faríngeos).
Nos protocordados, tem função filtradora alimentar e nos vertebrados aquáticos (modificadas em brânquias), de respiração. Nos tretapoda, as bolsas dao origem a diferentes estruturas, como a tuba auditiva, a cavidade da orelha média, as amígdalas e as glândulas paratiróides.
Alguns autores às consideram homólogas à dos hemicordados, tendo surgido em um ancestral comum a esses grupos. Portanto, nao seriam uma sinapomorfia dos cordados.

Comments