Resumo da aula dos Urocordados e Cefalocordados
- Camila Elias
- 16 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Aula de Biologia 15.09.
UROCORDADOS
Possuem suas notocordas exclusivamente dentro das suas caudas.
ASÍDIAS
São as larvas das asídias que possuem notocorda, e quando realiza sua metamorfose, transformando-se em um adulto, a notocorda já não existe mais. Em ambos os estágios, funcionam a partir de um sifão inalante, que vai receber água, e um sifão exalante, que irá expelir a água.

FARÍNGE
Após entrar pelo sifão inalante, a água irá passar pela faringe, por onde realizará trocas gasosas e também conseguirá o seu alimento.
TÚNICA
A tuníca é um revestimento externo do corpo formado pela tunisina, e está presente em sua fase adulta.

EXCREÇÃO
A excreção irá ocorrer após a digestão do alimento pelo estômago, irá ocorrer pelo ânus, que se abre a partir do sifão exalante.
CIRCULAÇÃO
A circulação desse animal será parcialmente aberta, em estruturas chamadas sinusoides, que retém o sangue, não indo para o celoma em si. E o coração desses animais também consegue fazer com que o sangue circule em várias direções, diferentemente de todos os outros animais. Eles também possuem um sangue quase transparente, mas em um tom esverdeado, isso porque o elemento transportador de oxigênio, a hemovanadina, que na espécie humana é a hemoglobina.
REPRODUÇÃO
Os urocordados são seres monóicos (hermafroditas), possuindo fecundação externa, os gametas são liberados pelas gonadas, que surgem a partir do sifão excretor, havendo o desenvolvimento indireto.

CEFALOCORDADOS
São representados pelo anfioxo, também conhecido como peixe-lança, e possuem cirros dentais, que são vários tentáculos originários da sua boca, que irão agarrado alimento, que será levado para o estômago, localizado atrás das fendas branquiais (irão realizar as trocas gasosas e eliminar as excretas), depois abrindo-se no ânus. Estes animais possuem uma notocorda que se origina na região da cabeça indo até a cauda.
EXCREÇÃO
A excreção destes animais é idêntica à dos anelídeos, ocorrendo por nefrídios.
REPRODUÇÃO
São animais dióicos, com fecundação externa, não possuindo larva (opinião divergente entre cientistas).

CICLOESTOMADOS/ AGNATOS
São representados pelas lampreias e as feiticeiras (peixe-bruxa), ja pertencem ao grupo dos eucordados, ou seja, possuem crânio, esses animais possuem a circulação fechada, a excreção é realizada pelos rins e respiram através de branquias.

Comments