Estudaremos as verminoses que são doenças parasitárias provocadas por vermes.
Nos posts anteriores estudamos dois filos, Platyhelminthes e Nematoda, e nessa pesquisa apresentaremos as principais doenças causadas por ambos, denominadas de verminoses.
Os vermes causadores das doenças podem apresentar o corpo achatado (filo dos platelmintos) ou corpo cilíndrico (filo dos nematoda).
As verminoses podem atingir adultos e crianças, sendo mais comuns em locais com falta de saneamento básico e de boas condições de higiene.
Transmissão de verminoses
A transmissão de verminoses ocorre principalmente devido à falta de saneamento básico, de cuidados higiênicos e na preparação de alimentos.
O ciclo de vida dos vermes incluem três fases: ovo, larva e fase adulta. Na maioria das vezes, o homem é infectado na fase de ovo. Por se tratar de uma doença parasitária, o homem serve de hospedeiro para que o verme possa completar seu ciclo de vida.
Principais formas de transmissão das verminoses:
· Contato direto ou indireto com fezes de humanos ou animais já contaminadas;
· Consumo de água ou alimentos contaminados com ovos dos vermes;
· Contaminação através de pequenos machucados ou ferimentos na pele.
Tratamento e Prevenção
O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, como o de fezes e de sangue, com objetivo de identificar o verme causador da doença. Para o tratamento podem ser usados remédios, chamados de vermífugos, dos quais alguns agem contra diversos tipos de vermes.
Para evitar as verminoses, importante seguir as seguintes medidas de prevenção:
Saneamento básico, por isso essa doença é mais comum em países subdesenvolvidos, nos quais o saneamento básico é precário;
Lavar as mãos com frequência;
Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
Evitar andar descalço;
Beber água filtrada ou fervida;
Evitar o consumo de carne crua.
Verminoses causadas por Platelmintos
· Teníase e Cisticercose
· Cisto hidático (Hidatidose)
Verminoses causadas por Nematelmintos
· Amarelão (Ancilostomose)
· Infestação por larva migrans (Bicho geográfico)
· Triquinose
· Filaríase (Elefantíase)
· Oxiurose
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTOS
ESQUISTOSSOMOSE
A esquistossomose é uma doença muito comum no Brasil, causada pela infestação de vermes platelmintes por espécies do gênero Schistosoma, pertencente a classe Trematoda. Pode parasitar nos vasos intestinais e veias do fígado, nos vasos sanguíneos da bexiga ou do intestino no ser humano, depende do gênero do verme.
Citamos como exemplo o parasita - Shistosoma mansoni, também é chamado de barriga d’água.
Sintomas
Alojam-se nos vasos do sistema porta – hepático, promovendo hemorragias e consequente edema (barriga d’água); urrose hepática.
Na fase aguda: coceiras, dermatites, febre, tosse, diarréia, enjôos, vômitos e emagrecimento.
Na fase crônica: diarréia, aumento do fígado (hepatomegalia), aumento do baço (esplenomegalia), hemorragias, abdômen com aspecto dilatado.
Transmissão
Infestação passiva ou ativa.
Modo de contaminação
A larva (cercária) penetra na pele ao nadar, geralmente em lago ou lagoa contaminados.
hospedeiro definitivo: homem
hospedeiro intermediário: caramujo
CICLO DE VIDA
O ciclo de vida deste invertebrado passa por dois hospedeiros: um intermediário e o outro definitivo.
Inicialmente o ovo contido nas fezes de uma pessoa contamina, depositado em ambientes aquáticos, se transforma em uma larva aquática ciliada denominada miracídio. Essa se instala temporariamente em um tipo específico de caramujo planorbídeo (gênero Biomphalaria), modificando-se em uma larva chamada de cercaria.
As cercarias penetram ativamente através da epiderme, quando as pessoas (principalmente os ribeirinhos) usufruem de cursos d’água contaminados. Após a penetração, as larvas atingem a corrente sangüínea, por onde são transportadas até o intestino e fígado, fixando-se aí por meio de ventosas, e reproduzindo-se sexuadamente.
Profilaxia
1- Saneamento básico- garantindo condições básicas de higiene
2- Destruição do caramujo
3- Não nadar em local desconhecido.
4- Tratamento do doente
Teníase (solitária)
A teníase é uma verminose do filo platelmintos e pertence a classe cestoda.
Parasita: Taenia solium e Taenia signata
A teníase é causada pela fase adulta do verme tênia quando esta se aloja no intestino humano através da ingestão de derivados de porco e boi mal cozidos que contenham cistos do verme. Estes cistos formam a chamada solitária que pode chegar a três metros de comprimento dentro do organismo humano. O corpo da solitária é formado por anéis e estes podem armazenar até 80.000 ovos cada um. Os ovos liberados pelas fezes contaminam o solo e a água que transmite aos animais e esses passam para o homem.
Sintomas
A verminose por muitas vezes não se manifesta, porém pode apresentar alterações do apetite, diarréia, náuseas, insônia, perda de peso, irritação, dor abdominal, letargia, fadiga e fraqueza.
Tipos de Tênia e forma de Transmissão
Há dois tipos de tênia, a Taenia solium que é encontrada no porco e
a Taenia saginata é encontrada no boi.
Caracterizada pela presença do verme adulto no intestino delgado.
Transmissão se dá com a ingestão de carne com cisticercos. Ocorre quando o homem ingere larvas (cisticerco) de Taenia presentes na carne crua ou mal cozida de porco ou boi.
Hospedeiro Definitivo: Homem
Hospedeiro Intermediário: porco ou boi
Carne com cisticerco (larva)
O ciclo começa quando o porco engole os ovos, da boca esses ovos vão para o estômago onde se tornam larvas oncosféricas, então migram para o delgado e para a musculatura em forma de cisticercos. Comendo a carne contaminada, o verme vai para o delgado do homem, onde se torna adulto, por auto fecundação ou por fecundação cruzada, dão se origem aos proglotes grávidos, que serão futuramente ou ovos.
A cisticercose caracteriza-se quando o homem faz o papel de hospedeiro intermediário (do porco) , devido a ingestão de alimentos contaminados por ovos.
Tratamento
O tratamento consiste na ingestão de um anti-helmíntico associado ou não a vermicidas. Para o tratamento caseiro utiliza-se até hoje o chá de sementes de abóbora.
Prevenção
Para prevenir esta verminose é importante que se lave bem as mãos ao utilizar o banheiro, ao preparar carnes, ao preparar as carnes e congelá-las (-15º por 3 dias) antes do consumo para que se por acaso houver o verme nesta, ele possa ser morto.
Cisticercose
Caracterizada pela presença das larvas de Taenia solium no homem,
principalmente nos olhos e cérebro.
Modo de contrair a doença
O homem ingere ovos de Taenia presentes na água ou frutas e verduras contaminadas.
Os principais sintomas das verminoses são: dores abdominais, enjoo, mudanças do apetite, falta de disposição, fraqueza, emagrecimento, tonturas, vômitos, diarreia com ou sem perda de sangue e problemas respiratórios. Em casos mais graves pode levar a danos cerebrais.
CISTO HIDÁTICO
A doença também é conhecida como Hidatidose ou Equinococose.
Parasita: Echinococcus granulosus
Sintomas: Formação de cisto hidático
Transmissão: Ingestão acidental de ovos
Doenças Causadas por Nematelmintos
Enterobiose ou Oxiuríase
Parasita: Enterobius vermiculares
Sintomas: Prurido anal
Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis. A doença atinge qualquer classe social e é muito comum na infância, ocasionando, principalmente, prurido retal, normalmente no período noturno.
TRANSMISSÃO
A doença pode ser transmitida por várias formas diferentes: direta, indireta e retroinfestação.
FORMA DIRETA - O paciente leva o parasito do ânus para a boca. Isso acontece principalmente porque a região apresenta uma coceira intensa e o paciente, após coçar a área, não se lembra de lavar as mãos adequadamente.
FORMA INDIRETA - Os ovos do helminto encontrados nos alimentos, nas roupas ou até mesmo na poeira podem contaminar uma pessoa.
RETROINFESTAÇÃO - Ocorre quando as larvas eclodem na região perianal e migram para o ceco, onde se tornam indivíduos adultos.
CICLO DE VIDA
O ciclo biológico do nematódeo inicia-se com a ingestão do ovo, que segue até o intestino delgado. Nesse órgão, as larvas eclodem e seguem para o ceco, onde se tornam adultos e reproduzem-se. O macho é então eliminado com as fezes, e as fêmeas migram para a região perianal onde colocam seus ovos e morrem em seguida. A migração ocorre normalmente no período noturno.
SINTOMAS
Irritabilidade e a sono inquieto devido à coceira retal causada pelas fêmeas nessa área e pela eclosão dos ovos. O prurido intenso pode fazer com que o paciente coce a região com muita força, propiciando o surgimento de lesões que podem ocasionar infeções secundárias. Podem apresentar ainda sintomas como vômitos, dores abdominais e fezes sanguinolentas, entretanto, essas ocorrências não são específicas da doença. Essa patologia gera bastante desconforto no paciente, no entanto, não leva a quadros graves nem à morte.
TRATAMENTO
Para diagnosticar a verminose, o médico analisa os sintomas e realiza exames para confirmar a presença do parasito. Os exames laboratoriais mais comuns são o método de Hall e o método de Graham, que usam, respectivamente, o swab anal ou a fita gomada para colher material da região do ânus.
Com a confirmação do diagnóstico, são utilizados medicamentos para eliminar o parasito. E ainda a orientação para o paciente e familiares para que tenham bons hábitos de higiene, lavar sempre as mãos e mantendo as unhas cortadas, além de não coçar a região anal e trocar roupas de cama e toalhas com frequência.
FILARIOSE OU ELEFANTÍASE
A filária também conhecida por elefantíase, é uma doença causada por um verme nematódeo que parasita os vasos linfáticos do ser humano.
Essa verminose não tem cura.
Parasita: Wuchereria bancrofti
Transmissão: Mosquito Culex
TRANSMISSÃO
A transmissão ocorre quando um indivíduo infectado é picado pelo mosquito, sugando junto ao sangue as microfilárias, transmitidas a outras pessoas, reiniciando o ciclo.
Ciclo de vida
O ciclo de vida desse invertebrado patogênico ocorre com intervenção de dois hospedeiros: inicialmente passando por um vetor (o mosquito hematófago do gênero Culex), que ao picar o homem introduz larvas infectantes na corrente sanguínea.
Essas larvas se desenvolvem em vermes adultos, com aproximadamente 10 centímetros de comprimento, migrando para o sistema linfático (os gânglios linfáticos), onde habitam e se reproduzem. A proliferação pode obstruir os ductos do sistema linfático, retendo a linfa e provocando um edema.
Os ovos depositados se transformam em microfilárias que se difundem para os vasos sanguíneos, dissipando para diversos órgãos (músculos e cavidades serosas).
Sintoma: inchaço dos membros superiores e inferiores (braços e principalmente as pernas), podendo atingir a região escrotal e as mamas.
Medidas de controle: combate ao mosquito vetor, utilização de telas nas janelas e portas das residências, uso de repelentes e tratamento dos indivíduos infectados.
Sintoma: inchaço dos membros superiores e inferiores (braços e principalmente as pernas), podendo atingir a região escrotal e as mamas.
Medidas de controle: combate ao mosquito vetor, utilização de telas nas janelas e portas das residências, uso de repelentes e tratamento dos indivíduos infectados.
SINTOMAS
Hipertrofia das extremidades do corpo, como pernas, saco escrotal, etc.
Existe um derrame de plasma para o tecido e a volta do mesmo para os capilares, a fim de realizar as trocas metabólicas. O plasma que não é absorvido pelos capilares, é absorvido pelo vaso linfático e passará a se chamar linfa. Nesta doença, a larva migra para os vasos linfáticos interrompendo a passagem da linfa, logo ocorre um acúmulo de líquido nos tecidos, causando edemas.
TRICOCEFALÍASE
A tricocefalíase é uma doença provocada pelo verme Trichuris trichiura que é introduzido no organismo humano através da ingestão de alimentos e da água contaminados por ovos embrionados depositados no solo através das fezes infectadas do homem ou de animais como o porco e estes se desenvolvem em até 15 dias no solo.
Os vermes ao entrarem no organismo se desenvolvem no intestino, a partir de três meses as fêmeas passam a pôr 3.000 ovos diários dentro do organismo, de modo que se proliferem. As regiões onde esses permanecem são a última parte do intestino delgado, o ceco (início do intestino grosso), cólon (região que fica entre o início e o fim do intestino grosso) e no apêndice. Em permanência nessa região do organismo, os vermes podem provocar danos variáveis como, por exemplo, congestão, morte dos tecidos da mucosa, úlceras, anemia, diarréia crônica, reações tóxico-alérgicas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, desnutrição, irritabilidade, insônia e sangramento retal.
O verme é detectado através do exame de fezes por meios: Lutz Hoffman, Faust ou Kato-katz. Esses conseguem também identificar a quantidade de vermes por grama de fezes. O tratamento para essa doença é realizado através de medicamentos que buscam erradicar os vermes do organismo. São utilizados medicamentos como o albendazol e o mebendazol.
Se ocorrer em crianças, deve-se equilibrar uma dieta rica em vitaminas e ainda ingerir concentrados de ferro para que não haja perigo de posterior anemia.
Trichuris trichiura é o verme causador da tricocefaliase.
AMARELÃO OU OPILAÇÃO OU ANCILOSTOMOSE
Parasita: Necator americanus; Ancylostoma duodenale
Transmissão: Infestação ativa ou passiva, normalmente ocorre infestação ativa, quando se pisa em solo contaminado, como, por exemplo, andar descalço na terra, já a infestação passiva, é quando se come alimentos contaminados.
A ancilostomose, também conhecida como amarelão, é uma doença comum em ambientes rurais brasileiros, é provocada por três tipos de verme: o Necator americanus e outros dois do gênero Ancylostoma, o A. duodenalis e o A. ceylanicum, espécies de vermes parasitas nematódes. As fêmeas liberam ovos no intestino delgado, que são expulsos pelas fezes e eclodem entre cinco e dez dias, tornando-se larvas infectantes.
São dois os nematodas que podem provocar o amarelão: o ancilóstomo (Ancylostoma duodenale) e o necator (Necator americanus),sendo o primeiro mais comum.
O nome popular amarelão deve-se à cor amarelada apresentada pela pessoa infectada, decorrente da anemia que o verme provoca no hospedeiro ao sugar seu sangue.
Ciclo
Na terra quente e úmida, dos ovos saem larvas que procuram um hospedeiro humano. Uma vez fixada no intestino delgado, onde a larva atinge o estágio adulto, quando tem capacidade de liberar ovos, o verme passa a sugar o sangue da pessoa. Ao penetrar na pele, a larva ocasiona vermelhidão, prurido, inchaço, sensação de “picada”. Da pele, a larva entra na corrente sanguínea, onde sofre transformações até chegar ao intestino delgado.
SINTOMAS
Podem aparecer como primeiros sintomas: palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza, provenientes da falta de ferro (anemia) no organismo. E com o agravamento do quadro, podem surgir outros sintomas como dores musculares, abdominais e de cabeça, hipertensão, tonturas, ulcerações no delgado, hemorragia. A doença é perigosa para as gestantes, pois pode afetar o desenvolvimento do feto.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O diagnóstico é feito pela observação de ovos nas fezes com auxílio de microscópio. O tratamento consiste na utilização de medicamentos como mebendazol e pirantel. A prevenção é feita com medidas sanitárias e educativas.
Ciclo de vida do Ancylostoma duodenale
O seu Agente etiológico: Ancylostoma duodenale e Necator americanus, e assim como a lombriga não possui hospedeiro intermediário sendo o homem seu único hospedeiro. O ancilóstoma se aloja no intestino delgado provocando hemorragias e feridas que levam o infectado a um quadro de anemia fazendo com que a pessoa fique com uma coloração amarela, daí vem o nome amarelão.
INFESTAÇÃO POR LARVA MIGRANS (BICHO GEOGRÁFICO)
Bicho geográfico é o nome popular dado ao parasita nematoide Ancylostoma brasiliense ou ao Ancylostoma caninum que causam a doença chamada larva migrans cutânea.
Recebeu esse nome porque as larvas penetram na derme e migram através do tecido subcutâneo ou visceral deixando seus rastros pelo corpo. Esse parasita é frequente em cães e gatos e em razão do contato bastante próximo com os animais domésticos, pode se instalar no homem e não conseguir completar seu ciclo por estar em um hospedeiro anormal.
A larva migrans pode ser cutânea ou também chamada de dermatite serpiginosa e dermatite pruriginosa. Ocorre frequentemente em regiões tropicais e subtropicais, e afetam principalmente as regiões do corpo que possuem contato com o solo, como os pés, pernas, coxas, mãos, antebraços e nádegas, causando um prurido excessivo; raramente boca, lábios e palato são atingidos.
TRANSMISSÃO
O contato com solo contaminado por fezes de cães e gatos é a forma como se adquire o bicho geográfico. No solo, os ovos presentes nas fezes, sob boas condições de umidade, temperatura e oxigenação, transformam-se em larvas que vão penetrar na pele e causar a doença no homem. Nos cães e gatos, a infecção ocorre tanto por via oral, cutânea ou pela placenta.
SINTOMAS
Sintomas como erupções avermelhadas que geram muita coceira e podem causar dor, ocasionam a falta de sono e nervosismo. Aonda, pode causar alterações pulmonares como tosse e falta de ar e alergia em razão das substâncias tóxicas liberadas.
TRATAMENTO
O tipo de tratamento dependerá do estágio da doença. Existe tratamento tópico por meio de pomadas e, caso necessário, utilizar também o tratamento oral.
PREVENÇÃO
Os meios de combate à doença são: recolher fezes dos cães e gatos, proteger o corpo em praias, utilizando calçados e toalhas a fim de impedir o contato com o solo, que pode estar contaminado. Orienta-se não levar animais para a praia, para evitar contaminação, caso estes estejam com o parasita.
Rastros da larva migrans
ASCARIDOSE OU ASCARIDÍASE
Parasita: Ascares lombricoides ( do latim ascaridis = verme), popularmente chamado de lombriga, que mede entre 15 cm-40 cm de comprimento.
Sintomas: Cólicas, náuseas, vômitos, oclusão intestinal (não consegue defecar), quando em grande número.
Transmissão: A contaminação ocorre quando um indivíduo ingere alimentos contaminados com ovos e larvas do parasita, como verduras e legumes, ou até mesmo pela ingestão de água contaminada.
A ascaridíase é uma verminose provocada pelo endoparasita nematoide Ascaris lumbricoides, conhecido como lombriga, que apresenta ciclo de vida monoxênico, sendo o ser humano é o hospedeiro definitivo.
Ciclo
O homem é o único hospedeiro, a infestação acontece quando se ingere alimentos contaminados por ovos, daí o verme segue o seguinte caminho: boca - estômago - delgado - pulmões - traquéia - laringe - glote - faringe - estômago - delgado, onde o verme se torna adulto e que por fecundação deposita seus ovos nas fezes, o que pode vir a recomeçar o ciclo.
Ao entrar no organismo, o ovo eclode e libera a larva no intestino delgado, passa pela mucosa até chegar ao intestino grosso aonde chega à maturidade, com aproximadamente 40 cm.
Ciclo de Vida do Ascaris lumbricoides
SINTOMAS
Normalmente a ascaridíase não apresenta sintomas, mas podem ocorrer dores abdominais, náuseas, vômitos, aumento dos sons intestinais, falta de apetite, palidez, emagrecimento, e até lesões pulmonares (quando ocorre a ingestão de muitos ovos e larvas, que acabam se alojando nos pulmões).O diagnóstico é feito através do exame de fezes que se contaminado apresenta os ovos do verme.
TRATAMENTO
O tratamento utiliza medicamentos específicos contra vermes, os conhecidos vermífugos. É recomendável a repetição do tratamento após uma semana para matar larvas restantes.
Ascaris lumbricoides.
No interior do corpo do hospedeiro definitivo, a lombriga se aloja no intestino.
NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Por fim, o estudo das verminoses nos faz refletir sobre os pontos de relevância que envolvem a saúde das pessoas e que dependem das forças governamentais que possuem nas ações e implementações das políticas públicas.
Como estudamos neste blog, algumas das formas de prevenção das doenças, que incluem medidas de saneamento básico como tratamento de esgoto, fornecimento de água potável tratada, fiscalização de criadouros e matadouros de animais para consumo na alimentação humana e também as formas de tratamento, com acesso garantido aos postos de saúde e aos hospitais públicos, são responsabilidade dos governos.
Hora de fixar a matéria
Questão 1
Analise as alternativas seguintes e marque aquela em que se observa uma forma de evitar a teníase:
a) bebendo água tratada ou fervida.
b) lavando bem as mãos antes das refeições.
c) ingerindo apenas carne bem passada.
d) andando sempre calçado.
e) evitando nadar em lagos.
Questão 2
(Unioest) Sobre o ciclo de vida da Taenia solium, é correto afirmar que:
a) A oncosfera (larva) é encontrada na musculatura do hospedeiro definitivo.
b) O hospedeiro definitivo é infectado pela ingestão de carne mal cozida contendo os ovos da tênia.
c) A proglótide grávida é liberada nas fezes do hospedeiro intermediário.
d) O cisticerco aloja-se no intestino do hospedeiro definitivo e forma a tênia.
e) O homem e o porco são os hospedeiros intermediários e definitivos, respectivamente.
Questão 3
A teníase é uma doença causada pela ingestão da carne crua ou mal cozida contendo os (as):
a) ovos da tênia
b) miracídios
c) cisticercos
d) cercárias
e) ancilostomos
Questão 4
Sobre a teníase e seu agente causador, marque a alternativa incorreta:
a) A teníase pode ser causada pela Taenia solium ou pela T. saginata.
b) Os hospedeiros intermediários da Taenia solium e T. saginata são, respectivamente, bovinos e suínos.
c) O homem é o hospedeiro definitivo da tênia.
d) As tênias podem viver por vários anos no intestino delgado do homem.
e) A teníase pode apresentar-se de forma assintomática.
Questão 5
(PUC-SP) Sobre a teníase, parasitose que atinge os animais, são feitas três afirmativas.
I. O agente responsável pela doença é o platelminto Taenia solium ou Taenia saginata, cujo hospedeiro é, respectivamente, um porco ou um boi.
II. A profilaxia da teníase deve ser feita, principalmente, com o incentivo ao uso de fossas e esgotos e à recomendação de que se coma carne de porco ou boi cozida ou bem passada.
III. Pode-se controlar a doença andando constantemente calçado, evitando-se, assim, a penetração, pela sola do pé, de cercárias responsáveis pela teníase.
Assinale:
a) Se somente I estiver correta.
b) Se somente II estiver correta.
c) Se somente III estiver correta.
d) Se I e II estiverem corretas.
e) Se I, II e III estiverem corretas.
Respostas
Resposta Questão 1
Alternativa “c”. A teníase pode ser prevenida ingerindo-se sempre carne bem passada.
Resposta Questão 2
Alternativa “d”. O homem é hospedeiro definitivo da Taenia solium. Quando ingerimos carne crua ou mal passada contendo cisticercos, desenvolvemos a teníase.
Resposta Questão 3
Alternativa “c”. O homem adquire a teníase ao ingerir carne mal cozida ou crua apresentando cisticercos.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. Os hospedeiros intermediários da Taenia solium e T. saginatasão, respectivamente, suínos e bovinos.
Resposta Questão 5
Alternativa “d”. Apenas a alternativa III está incorreta, pois a transmissão da teníase ocorre pela ingestão de carne crua ou mal passada contaminada.
Questão 1
A esquistossomose é uma enfermidade parasitária causada por um verme. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto do agente causador da esquistossomose.
a) Entamoeba histolytica
b) Schistosoma mansoni.
c) Ascaris lumbricoides
d) Ancylostoma duodenale
e) Wuchereria bancrofti
Questão 2
A esquistossomose é uma doença conhecida popularmente pelo nome de barriga d'água, uma vez que provoca ascite, um aumento anormal de líquidos na cavidade abdominal. Ela é causada por um trematódeo, ou seja, um verme pertencente ao grupo dos:
a) moluscos.
b) anelídeos.
c) platelmintos.
d) nematódeos.
e) cordados.
Questão 3
Pode-se suspeitar que a água de uma região contém S. Mansoni quando se observa a presença de:
a) adultos dessa espécie.
b) caramujos.
c) sanguessugas.
d) nematelmintos.
e) ovos visíveis a olho nu.
Questão 4
(Vunesp) O Schistosoma mansoni é o causador da esquistossomose. No homem, os esquistossomos vivem fixados em veias das vísceras abdominais, principalmente no:
a) estômago.
b) fígado.
c) pâncreas.
d) intestino grosso.
e) intestino delgado.
Questão 5
(Enem-2015) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
a) dengue.
b) malária.
c) elefantíase.
d) ascaridíase.
e) esquistossomose.
Respostas
Resposta Questão 1
Alternativa “b”. O agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. O Schistosoma mansoni é um verme parasita classificado como platelminto.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. Os ovos do Schistosoma mansoni são eliminados pelo homem por meio das fezes. Em contato com a água, liberam uma larva ciliada que penetra no caramujo. No caramujo, as larvas desenvolvem-se até o estágio de cercária, que é eliminada pelos moluscos na água. É a cercária que contamina o homem. A presença de cercárias só ocorre em locais com a presença de caramujos.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. Comumente o Schistosoma mansoni fixa-se nas veias do fígado. Dependendo do grau de infecção, o figado pode aumentar muito de tamanho.
Resposta Questão 5
Alternativa “e”. Como o hospedeiro intermediário da esquistossomose é um molusco, esse moluscicida ajuda no controle da doença.
Vamos fazer as questões do ENEM! ;)
Ano: 2019 ENEM Prova
A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.
Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).
Ano: 2018 ENEM
Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá
A) impedir a penetração do parasita pela pele.
B) eliminar o caramujo para que não haja contágio.
C) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.
D) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.
E) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.
Ano: 2018 ENEM
Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.
Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?
A)Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitida por mosquito.
B)Evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, já que a doença é transmitida pela água contaminada.
C)Evitar contato com animais de zoológicos, uma vez que se trata de uma zoonose veiculada por grandes mamíferos.
D)Realizar exames médicos periódicos para detectar precocemente a doença, já que se trata de uma enfermidade hereditária.
E)Manter uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas, uma vez que a doença está associada ao sedentarismo.
Ano: 2018 ENEM
A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.
O uso desses produtos pode auxiliar no controle da
A)esquistossomose.
B)leptospirose.
C)leishmaniose.
D)hanseníase.
E)aids.
Ano: 2013 - ENEM
Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.
ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.
O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de
A)peixe mal-assada.
B)frango mal-assada.
C)porco mal-assada.
D)boi mal-assada.
E)carneiro mal-assada.
Ano: 2011 - ENEM
Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.
Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).
Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:
A)Eliminar os caramujos de regiões afetadas pela esquistossomose, aplicando substâncias tóxicas na água das lagoas.
B)Evitar a contaminação de corpos de águas por ovos de esquistossomo, com a construção de instalações sanitárias.
C)Evitar utilizar água de lagoa de regiões afetadas pela esquistossomose para beber ou para o preparo de alimentos.
D)Impedir o consumo de carne crua ou mal cozida em regiões afetadas pela esquistossomose.
E)Impedir o consumo humano de hortaliças regadas com água contaminada por
esquistossomo.
UTFPR 2011
A tênia ou solitária é um verme chato causador de uma doença humana conhecida como teníase. No ciclo normal da doença, uma pessoa adquire o verme através da ingestão de carne mal cozida. O verme se desenvolve no sistema digestório do ser humano, que é o hospedeiro definitivo do verme, se reproduz e elimina ovos que saem com as fezes. Um ambiente contaminado com fezes de uma pessoa doente pode transmitir ovos para um animal, que é o hospedeiro intermediário da doença. Em um ciclo anormal da doença, uma pessoa pode se contaminar com os ovos que estão no ambiente, sem que eles passem pelo hospedeiro intermediário.
Esse ciclo anormal desenvolve uma doença chamada de cisticercose. Assinale a alternativa que contenha o nome do verme causador da cisticercose e seu hospedeiro intermediário.
a. Taenia solium; porco.
b.Taenia saginata; porco.
c.Taenia solium; boi.
d.Taenia saginata; boi.
e.Taenia solium; galinha.
PLATELMINTOS
01. (FUVEST) Existem animais que não possuem órgão ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respiração, a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico ocorrem por difusão, através da superfície epidérmica. É o caso da:
a) planária
b) ostra
c) drosófila
d) barata
e) aranha
02. Dugesia tigrina é um verme que possui o corpo achatado dorsoventralmente. Apesar de inferior, ele apresenta uma característica evoluída. Trata-se da(o):
a) simetria bilateral;
b) hermafroditismo;
c) ausência de celoma;
d) corpo segmentado;
e) sistema digestório completo.
03. (FUVEST) Os platielmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tênia) apresentam:
a) a espécie humana como hospedeiro intermediário;
b) um invertebrado como hospedeiro intermediário;
c) dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo;
d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados;
e) um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.
04. (UFES) Para não se contrair doenças como cisticercose e teníase, deve-se evitar, respectivamente:
a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;
b) comer carne bovina ou suína mal passada e nadar em lagoas desconhecidas;
c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína mal passada;
d) nadas em lagoas desconhecidas e andar descalço;
e) andar descalço e comer verduras mal lavadas.
05. (PUC) O doente que apresenta cisticercose:
a) foi picado por triatoma;
b) nadou em água com caramujo contaminado;
c) ingeriu ovos de tênia;
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;
e) andou descalço em terras contaminadas.
06. (MED. SANTA CASA) Das características abaixo, qual não serve para mostrar que os platielmintos são mais adiantados que os celenterados:
a) simetria bilateral, com diferenciação antero-posterior e dorsoventral;
b) presença de células nervosas;
c) mesoderma como um terceiro folheto germinativo;
d) camadas e feixes de músculos, possibilitando movimentos variados;
e) gônadas internas, com ductos reprodutores permanentes e órgãos copuladores.
07. (MED. SANTOS) Devido ao seu modo de vida, certos animais são inteiramente desprovidos de sistema digestório, como, por exemplo:
a) Schistosoma mansoni
b) Dugesia tigrina
c) Lumbricus terrestris
d) Hydra sp
e) Taenia solium
08. (FUVEST) Qual das doenças abaixo não é transmitida por um inseto:
a) Doença de Chagas;
b) Malária;
c) Filaríase;
d) Esquistossomose;
e) Úlcera de Bauru.
09. (FUVEST) Dos parasitas do homem, comuns no Brasil, o que é transmitido por um caramujo é:
a) Ascaris
b) Taenia
c) Plasmodium
d) Schistosoma
e) Trypanosoma
10. (FUVEST) Nos cisticercose, o homem pode fazer o papel de hospedeiro intermediário no ciclo evolutivo da Taenia solium (tênia). Isto acontece porque:
a) ingeriu ovos de tênia;
b) andou descalço em terras contaminadas;
c) foi picado por “barbeiro”;
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;
e) nadou em água com caramujo contaminado.
Leia o artigo: Platelmintos
Respostas:
01. A 02. A 03. C 04. A 05. C
06. B 07. A 08. D 09. D 10. A
NEMATODEOS
Questão 1
(UFV-MG) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária.
a) Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.
b) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.
c) Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.
d) Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.
e) Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria
Questão 2
(UFMA) Nas frases I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa:
I. A Wuchereria brancofti, também denominada vulgarmente filaria, causa no homem a____________.
II. A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de__________ e a Taenia saginata, encontrada na carne de ______________
a) Enterobiose, boi, porco.
b) Elefantíase, porco, boi.
c) Enterobiose, porco, boi.
d) Elefantíase, boi, porco.
e) Ascariadiase, porco, boi.
Questão 3
Assinale a alternativa em que constam exemplos das principais verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos respectivamente:
a) Teníase e esquistossomose.
b) Ancilostomose e filariose.
c) Estrongiloidíase e tricuríase.
d) Hidatidose e enterobíase.
e) Larva migrans e ascaridíase.
Questão 4
(OSEC) Um Nematoide, como a lombriga, não possui:
a) sistema circulatório.
b) intestino.
c) boca.
d) ânus.
e) sistema excretor duplo, em forma de “H”
Questão 5
(UECE) A lombriga é um verme que infesta os organismos humanos, provocando a ascaridíase. Caracteriza-se por ser um organismo pseudocelomado e apresentar respiração cutânea. Trata-se de um:
a) Platelminto
b) Celenterado
c) Nematelminto
d) Anelídeo.
Questão 6
(UEL) Para entender a evolução animal, o estudo da presença do celoma é fundamental, porque indica a separação de linhagens importantes. Considerando a classificação tradicional dos animais segundo esse critério, assinale a alternativa que indica aqueles que são, respectivamente, acelomados, pseudocelomados e celomados.
a) Planárias, lombrigas e minhocas.
b) Tênias, gafanhotos e medusas.
c) Filárias, protozoários e ancilóstomos.
d) Poliquetos, lesmas e esquistossomos.
e) Camarões, sanguessugas e estrelas-do-mar
Questão 7
(UFSCar) Um biólogo encontra uma nova espécie animal de aspecto vermiforme. A princípio, fica em dúvida se este é um representante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre as duas opções, você recomendaria que ele examinasse a presença de:
a) simetria bilateral
b) segmentação corporal.
c) sistema circulatório aberto.
d) sistema digestivo completo.
e) sistema nervoso difuso.
Questão 8
O Filo Nematoda, anteriormente chamado de Filo Aschelminthes, inclui animais que apresentam um corpo cilíndrico, alongado e com as extremidades afiladas. Marque a alternativa que indica corretamente duas outras características dos
nematódeos.
a) Triblásticos e deuterostômios.
b) Protostômios e celomados.
c) Triblásticos e pseudocelomados.
d) Celomados e triblásticos.
e) Pseudocelomados e deuterostômios.
Questão 9
Popularmente os nematódeos são conhecidos como parasitas que causam doenças. Entretanto, nesse filo são encontradas espécies de vida livre. Marque a alternativa que indica corretamente somente nematódeos parasitas:
a) Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis.
b) Wuchereria bancrofti e Taenia saginata.
c) Ancylostoma duodenale e Trypanosoma cruzi.
d) Ancylostoma duodenale e Schistosoma mansoni.
e) Enterobius vermicularis e Plasmodium vivax.
Questão 10
Os animais apresentam as mais variadas formas de realizar trocas gasosas com o meio. Algumas espécies, como é caso do homem, realizam respiração pulmonar. Marque a alternativa que indica como é realizada a respiração dos nematódeos.
a) Pulmonar.
b) Cutânea.
c) Traqueal.
d) Branquial.
Questão 11
(UEL-PR) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não segmentado coberto por cutícula;
II. Trato digestório completo;
III. Órgãos especializados para circulação;
IV. Pseudoceloma.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
Questão 12
(Mackenzie-SP) A elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:
a) Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.
b) Pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes.
c) Pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.
d) Pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue.
e) Pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.
Questão 13
Na tabela abaixo, o sinal (+) indica a presença da característica, enquanto o sinal (-) indica a ausência dessa característica. Observe atentamente a tabela e assinale a alternativa que se aplica aos nematelmintos.
Questão 14
Assinale a alternativa incorreta:
a) Dentre as principais verminoses causadas por vermes nematelmintos podemos citar: ascaridíase, ancilostomose, elefantíase, enterobiose e tricuríase.
b) A doença chamada larva migrans cutânea, também conhecida como Bicho-geográfico, é causada pelo verme Ancylostoma braziliensis eAncylostoma caninum, nematódeos que parasitam o intestino de cães e gatos.
c) A enterobiose, muito conhecida como filariose, é provocada peloEnterobius vermicularis, conhecido como oxiúro.
d) Também chamada de ancilostomíase, amarelão ou opilação, a ancilostomose pode ser causada por dois tipos de nematódeos com ciclos semelhantes.
e) A ascaríase é transmitida ao homem através de água e alimentos contaminados.
Questão 15
(MACKENZIE) As verminoses representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos. A falta de redes de água e de esgoto, de campanhas de esclarecimento público, de higiene pessoal e de programas de combate aos transmissores, leva ao aparecimento de milhares de novos casos na população brasileira. Dentre as verminoses humanas causadas por nemátodos, citam-se, corretamente:
a) teníase, ascaridíase e ancilostomose.
b) filariose, ancilostomose e ascaridíase.
c) esquistossomose, ascaridíase e ancilostomose.
d) esquistossomose, filariose e oxiurose.
e) teníase, filariose e esquistossomose.
Questão 16
(UECE) Em uma aula de campo na Serra de Baturité, um estudante de biologia coletou um animal de aspecto vermiforme. Porém, ao chegar ao laboratório para realizar a identificação do material, o aluno ficou em dúvida se o mesmo era representante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre as duas opções o estudante deverá observar a presença de
a) simetria bilateral.
b) segmentação corporal.
c) sistema digestivo completo.
d) sistema nervoso presente.
Questão 17
(UEL-PR) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não-segmentado coberto por cutícula.
II. Trato digestório completo.
III. Órgãos especializados para circulação.
IV. Pseudoceloma.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
Questão 18
(CESGRANRIO) A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente:
a) Ascaris lumbricoides e um mosquito de gênero Culex. b) Wuchereria bancrofti e um mosquito do gênero Culex. c) Wuchereria bancrofti e o caramujo. d) Schistosoma mansoni e a filária. e) Ancylostoma duodenale e a filária.
Questão 19
(PUC-MG) Leia, com atenção, as informações abaixo: I - Triblástico pseudocelomado. II - Não possui hospedeiro intermediário. III - Larvas desenvolvem-se no solo. O parasita que possui as características acima é:
a) Taenia solium. b) Schistosoma mansoni. c) Ancylostoma duodenale.
d) Ascaris lumbricoides.
e) Enterobius vermiculares.
Questão 20
(Fuvest 2010 - 1a fase) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos:
a) répteis ou nematelmintos
b) platelmintos ou anelídeos.
c) moluscos ou platelmintos.
d) anelídeos ou nematelmintos.
e) anelídeos ou artrópodes.
Questão 21
(MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta parasitoses humanas causadas por parasitas pertencentes, unicamente, ao filo dos Nematelmintos.
a) Teníase, Ascaridíase e Dracunculose.
b) Ascaridíase, Amarelão e Elefantíase.
c) Esquistossomose, Amarelão e Teníase.
d) Triquinose, Oxiurose e Esquistossomose.
e) Ascaridíase, Elefantíase e Esquistossomose.
Questão 23
(UECE) O Ascaris lumbricoides é causador da verminose mais difundida no mundo: a ascaridíase. Sobre esses vermes, pode-se afirmar corretamente que
a) possuem coloração que varia entre o branco e o amarelado, corpo liso e brilhante, alongado e achatado.
b) os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a extremidade posterior do corpo fortemente encurvada para a face ventral.
c) a intensidade das alterações provocadas independedo número de larvas presente no hospedeiro e mesmos pequenas infecções causam sintomas graves, como lesões hepáticas e perfuração de órgão, levando à morte.
d) em consequência de sua elevada prevalência e de sua ação patogênica, esse verme pode ser considerado uma das causas do subdesenvolvimento nutricional de grande parte da população de países subdesenvolvidos.
Questão 24
(FGV) As principais endemias brasileiras se assemelham, em alguns aspectos relacionados à transmissão, ao agente etiológico, aos sintomas ou à profilaxia. Como exemplo, temos a hanseníase e a leishmaniose, _______________, a dengue e a febre amarela, ______________, e a esquistossomose e ascaridíase, _______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
a) prevenidas por meio de vacinas ... classificadas como viroses ... transmitidas pela água contaminada
b) classificadas como bacterioses ... causadas pelo mosquito Aedes aegypti ... prevenidas pelo saneamento básico
c) transmitidas pelo mosquito palha Lutzmomyia spp ...causadoras de febre hemorrágica ... classificadas como verminoses
d) responsáveis por graves ulcerações cutâneas ...transmitidas pelo mesmo vetor ... causadas por helmintos
e) classificadas como protozooses ... prevenidas por meio de vacinas ... responsáveis por distúrbios gastrointestinal
Questão 25
(UFRN) A prevenção de doenças é um hábito essencial para a saúde humana. Existem alguns comportamentos simples e saudáveis que devemos cultivar sempre. Observe as figuras abaixo, que representam algumas medidas de prevenção contra doenças frequentes na população humana.
As figuras a, b, c e d indicam, respectivamente,medidas preventivas contra:
a) giardíase, leishmaniose, amebíase e esquistossomose.
b) amebíase, gripe H1N1, gonorreia e ancilostomose.
c) gripe H1N1, malária, tricomoníase e ancilostomose.
d) tricomoníase, dengue, giardíase e esquistossomose.
Questão 26
(UFPA) Várias espécies de helmintos são agrupadas dentro do filo Nematoda, ou vermes cilíndricos. As principais novidades evolutivas que surgiram nesse filo, em comparação com os vermes achatados (Platelmintos), foram
a) a presença de três folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada pseudo-celoma; e o sistema digestório completo.
b) a presença de três folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada celoma; e o sistema circulatório fechado.
c) a presença de três folhetos germinativos; ausência de cavidade interna; e sistema digestório completo.
d) a presença de dois folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada pseudo-celoma; e o sistema digestório completo.
e) a presença de três folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada celoma; e o sistema digestório completo.
Questão 27
(UDESC) Assinale a alternativa correta, quanto aos poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.
a) As esponjas pertencem ao filo dos poríferos. Possuem constante movimentação através de cílios e apresentam digestão exclusivamente extracelular.
b) As águas vivas e as anêmonas pertencem ao filo dos cnidários. Apresentam digestão intracelular (células digestivas) da gastroderme e extracelular no tubo digestório incompleto, pois não têm ânus.
c) Os Ascaris lumbricoides são vermes que pertencem ao filo dos platelmintos. Possuem corpos achatados com simetria bilateral e sua digestão é incompleta, pois não têm ânus.
d) A Taenia saginata é um verme pertencente ao filo dos nematelmintos, pois seu corpo é achatado com simetria bilateral. Sua digestão é completa, pois tem ânus.
e) Os corais pertencem ao filo dos poríferos. Possuem corpos com esqueleto calcário e sua digestão é completa, pois têm ânus.
Questão 28
(UFPR) Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva,considere as seguintes afirmativas:
1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas.Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.
2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontramdiretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Questão 29
(UTFPR) A tênia ou solitária é um verme chato causador de uma doença humana conhecida como teníase. No ciclo normal da doença, uma pessoa adquire o verme através da ingestão de carne mal cozida. O verme se desenvolve no sistema digestório do ser humano, que é o hospedeiro definitivo do verme, se reproduz e elimina ovos que saem com as fezes. Um ambiente contaminado com fezes de uma pessoa doente pode transmitir ovos para um animal, que é o hospedeiro intermediário da doença. Em um ciclo anormal da doença, uma pessoa pode se contaminar com os ovos que estão no ambiente, sem que eles passem pelo hospedeiro intermediário.
Esse ciclo anormal desenvolve uma doença chamada de cisticercose. Assinale a alternativa que contenha o nome do verme causador da cisticercose e seu hospedeiro intermediário.
a) Taenia solium; porco.
b) Taenia saginata; porco.
c) Taenia solium; boi.
d) Taenia saginata; boi.
e) Taenia solium; galinha.
Questão 30
(UNICAMP) Depois da descoberta dos restos mortais do rei Ricardo III em um estacionamento na Inglaterra, em 2012, e do início de um movimento para rever a péssima imagem do monarca -cristalizada pela peça Ricardo III, de Shakespeare -, um novo achado volta a perturbar sua memória. Foram encontrados, nos restos mortais do rei, ovos de lombriga (Ascaris lumbricoides). Os ovos estavam na região intestinal do rei e não foram encontrados em nenhum outro local dos restos mortais e nem em torno da ossada.
(Adaptado de Folha de São Paulo, 04/09/2013, Caderno Ciência, edição online.)
a)Os Ascaris lumbricoides até os dias de hoje causam problemas graves, principalmente em crianças desnutridas. Qual é a forma de transmissão desse parasita ao homem e como podemos evitá-lo?
b) Os Ascaris lumbricoides são nematódeos que possuem sexos separados. É possível uma pessoa ter vermes de apenas um sexo? Justifique.
Questão 31
(FUVEST) O nematelminto Ascaris lumbricoides (lombriga) é um parasita que provoca graves danos à saúde humana.
a) Quantos hospedeiros o Ascaris lumbricoides tem durante seu ciclo de vida?
b) Em que fase de seu ciclo de vida o Ascaris lumbricoides entra no corpo humano?
c) Em que parte do corpo humano ocorre a reprodução do Ascaris lumbricoides?
d) Que medidas podem evitar a contaminação do ambiente por Ascaris lumbricoides?
Questão 32
(UNIFESP) Cantiga para adormecer Lulu
Lulu, lulu, lulu, lulu,
vou fazer uma cantiga
para o anjinho de São Paulo
que criava uma lombriga.
[...]
A lombriga devorava
seu pão,
a banana, o doce, o queijo,
o pirão.
[...]
Lulu, lulu, lulu, lulu,
pois eu faço esta cantiga
para o anjinho de São Paulo
que alimentava a lombriga.
(Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo.)
No poema, a autora descreve a lombriga (Ascaris lumbricoides) no singular, como se fosse um único indivíduo, como ocorrem com as solitárias (Taenia solium). Diz, também, que a lombriga devorava todo alimento ingerido por Lulu.
a) Lombrigas e solitárias (tênias) não pertencem ao mesmo filo animal. Ao comparar o processo digestivo das lombrigas e da solitária, constata-se que o mais parecido com o dos seres humanos é o das lombrigas. Que características do filo das lombrigas e do filo da solitária permitem tal constatação?
b) Em geral, o alimento do hospedeiro já chega digerido até a lombriga e a solitária. Uma vez ingeridos, de que maneira os nutrientes são distribuídos a todas as partes do corpo desses animais?
Questão 33
(UFF) A ascaridíase e a ancilostomose, causadas respectivamente pelo Ascaris lumbricoides e pelo Ancylostoma duodenale, são consideradas parasitoses intestinais. No entanto, essas parasitoses podem também causar lesões pulmonares.
a) Considerando o ciclo desses parasitas, explique por que eles são capazes de causar lesões pulmonares.
b) Cite um método profilático para prevenir cada uma dessas parasitoses e justifique a eficácia do método citado.
Questão 34
(UFES) Um turista veio para Vitória pela primeira vez em sua vida para conhecer o mar. Quando chegou à praia, observou cada detalhe e notou, entre tantas coisas, que havia placas com o indicativo de proibição de cachorros na praia, de acordo com uma lei municipal. Ele não entendeu bem o significado daquilo, mas, independentemente disso, aproveitou ao máximo seus dias de lazer. Alguns dias após retornar para sua cidade, ele percebeu o surgimento de uma pequena ferida na pele de sua perna, que se desenvolveu na forma de linhas tortuosas. Essa ferida foi diagnosticada como uma doença parasitária. Com base nessas informações, faça o que se pede.
a) Indique o nome da doença parasitária (ou do parasita) de que trata o texto acima.
b) Indique a relação existente entre a proibição da lei municipal mencionada e essa parasitose.
c) Esse parasita pertence a um filo que apresenta o preenchimento da cavidade corporal bastante típico, quando comparado com a cavidade corporal de outros parasitas humanos. Explique como a cavidade corporal do parasita em questão está preenchida e indique uma de suas funções.
Questão 35
(UEL) Como se pode evitar o Amarelão?
Questão 36
(UFES) Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato, era um matuto que vivia descalço, magro, cansado, desanimado e com pele amarelada de tanto verme que tinha. Mas, segundo o autor,o Jeca não era daquele jeito, apenas estava assim. Esse personagem foi criado para criticar a falta de atenção do poder público para com o homem do campo, que em grande parte era acometido de verminose muito comum nos trópicos. Pode-se inferir o tipo de verminose com base na aparência física, na falta de ânimo e nos pés descalços do personagem.
a) Identifique a verminose que acometia o Jeca Tatu e o verme causador da mesma. Com base nas características do personagem Jeca Tatu, descritas no texto e relacionadas à verminose, explique por que chegou a essa conclusão.
b) Enumere duas medidas profiláticas que poderiam ser implantadas para diminuir ou resolver a incidência dessa verminose.
Vamos conferir os resultados!!;)
GABARITO
Questão 1
a) Errada. O verme adquirido pelo homem ao comer carne sem procedência e mal cozida é a Taenia saginata ou Taenia solium.
b) Certo. Hortaliças regadas com água contaminada de rios e córregos podem apresentar ovos de Ascaris lumbricoides, e pessoas que costumam levar as mãos sujas à boca também podem se contaminar com esse verme.
c) Errada. Andar descalço propicia a contaminação pelo vermeAncylostoma duodenale que tem vida livre no solo.
d) Errada. O mosquito Culex é transmissor do verme Wuchereria brancofticausador da filariose, doença muito conhecida como elefantíase.
e) Errada. O caramujo Biomphalaria é o hospedeiro intermediário do platelminto Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
Questão 2
Alternativa B
I. A Wuchereria brancofti, também denominada vulgarmente filária, causa no homem a elefantíase.
II. A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne deporco e a Taenia saginata, encontrada na carne de boi.
Questão 3
Alternativa D
As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose.
As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.
Questão 4
Alternativa A
Questão 5
Alternativa C
Questão 6
Alternativa A
Questão 7
Alternativa B
Questão 8
Alternativa C
Os nematódeos são triblásticos (três folhetos embrionários), protostômios (blastóporo originará a boca), pseudocelomados (cavidade corporal parcialmente revestida por mesoderme) e com simetria bilateral (um plano divide o corpo em duas partes simétricas).
Questão 9
Alternativa A
A Taenia saginata e o Schistosoma mansoni são platelmintos, e oTrypanosoma cruzi é um protozoário, assim como o Plasmodium vivax. Todas as outras espécies da questão são nematódeos parasitas.
Questão 10
Alternativa B
A respiração dos nematódeos é cutânea, sendo que os gases são absorvidos e eliminados por difusão.
Questão 11
Alternativa D
Os nematódeos são vermes cilíndricos, com extremidades afiladas, corpo geralmente revestido por cutícula, sistema digestório completo, sistema circulatório ausente, respiração cutânea e sistema nervoso e excretor presentes. Além disso, são animais triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral.
Questão 12
Alternativa A
A elefantíase, também chamada de filariose, é causada por Wuchereria brancofti, cujos vermes adultos, com comprimento entre 4 e 8 cm vivem em vasos linfáticos dos braços, das mamas, do saco escrotal e, principalmente, das pernas, causando grandes inchaços.
Questão 13
Alternativa A
- Os nematelmintos são os primeiros animais a apresentarem tubo digestório completo (boca e ânus).
- Os nematelmintos não apresentam sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é feita por difusão dos gases através da superfície do corpo, e a distribuição do alimento é facilitada pelo líquido do pseudoceloma.
- Os nematelmintos apresentam como sistema excretor uma célula grande ou um par de células alongadas em forma de saco, as células ventrais ou renetes.
- O sistema nervoso dos nematelmintos é centralizado com um anel na região anterior do corpo, do qual partem cordões longitudinais.
Questão 14
Alternativa C
A enterobiose, muito conhecida como oxiurose, é provocada pelo Enterobius vermicularis, conhecido como oxiúro.
Questão 15
Alternativa B
Questão 16
Alternativa B
Questão 17
Alternativa D
Questão 18
Alternativa B
Questão 19
Alternativa C
Questão 20
Alternativa D
Questão 21
Alternativa B
Questão 23
Alternativa D
Questão 24
Alternativa D
Questão 25
Alternativa C
Questão 26
Alternativa A
Questão 27
Alternativa B
Questão 28
Alternativa D
Questão 29
Alternativa A
Questão 30
a) A transmissão do Ascaris lumbricoides dá-se pela ingestão dos ovos embrionados do verme em alimentos ingeridos crus e mal lavados e/ou água contaminada por esgoto. Pode-se evitar essa infestação ingerindo alimentos crus bem lavados e bebendo água tratada.
b) Sim. A ingestão de apenas um ovo do verme provocará o desenvolvimento de um adulto macho ou fêmea, uma vez que o Ascaris lumbricoides é uma espécie dioica, ou unissexuada.
Questão 31
a) O Ascaris lumbricoides é um endoparasita monoxeno, isto é, apresenta apenas um hospedeiro durante seu ciclo vital.
b) O Ascaris lumbricoides é adquirido através da ingestão de ovos embrionados presentes, geralmente, em alimentos ingeridos crus e mal lavados ou em água não tratada.
c) O A. lumbricoides se reproduz no intestino delgado humano.
d) Saneamento básico e tratamento dos doentes evitam a contaminação ambiental pelos ovos dos vermes eliminados com as fezes humanas.
Questão 32
a) As lombrigas são nematelmintos com tubo digestório completo. Nos platelmintos de vida livre, o tubo digestório é incompleto, sem ânus. Nos parasitas, o tubo digestório é reduzido ou ausente (solitárias).
b) Em lombrigas e solitárias não existe um sistema circulatório. Os nutrientes absorvidos são distribuídos por difusão.
Questão 33
a) No ciclo de ambos os parasitas, as larvas caem na circulação e vão para o coração, do qual são levadas para os pulmões onde podem causar lesões.
b) Um método profilático para a ascaridíase é a lavagem dos alimentos e das mãos, tendo em vista que a via de infecção é oral. Já para a ancilostomose é o uso de calçados para proteção da pele, que é, geralmente, a porta de entrada desses parasitas.
Questão 34
a) A doença parasitária é conhecida com o nome de bicho geográfico ou larva migrans e é causada pelo nematelminto Ancylostoma braziliensis.
b) A braziliensis é um parasita de cães e gatos. Os ovos do parasita são eliminados junto com as fezes desses animais, contaminando a areia da praia, onde as larvas se desenvolvem, sendo capazes de penetrar ativamente através da pele das pessoas que andarem descalças na praia. Daí a razão da proibição da circulação de cães pela praia.
c) A braziliensis pertence ao Filo Nematelminthes que se caracteriza pela presença de uma cavidade corporal preenchida de líquido (pseudoceloma). O pseudoceloma realiza a distribuição dos nutrientes e dos gases para todo o corpo do animal. Excreções resultantes do metabolismo celular também são lançadas no pseudoceloma para posterior eliminação. Além disso, o pseudoceloma funciona também como um esqueleto hidrostático dando sustentação, mantendo a forma do animal e contribuindo para a sua locomoção.
Questão 35
Andando calçado.
Questão 36
a) Ancilostomíase, ancilostomose ou amarelão / Ancylostoma duodenale ou Necator americanos; Aparência física (pele amarelada, desânimo ou cansaço) = decorrência da anemia causada pelo verme que se alimenta das hemácias do sangue; Pés descalços = o verme invade o corpo humano por penetração ativa através da pele.
b) Saneamento básico ou instalações sanitárias adequadas = ovos saem pelas fezes;
Utilização de calçados = evita infestação pelo parasita.
Fontes:
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia 2 - Biologia dos Organismos: 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018
Biologia Vol. 2 – Os seres vivos – Amabis, Martho e Mizuguchi
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/biologia/nematelmintos.htm
https://planetabiologia.com/filo-nematelmintos-caracteristicas-verminoses-e-doencas/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bionematelmintos.php
https://nematolandia.wixsite.com/nematolandia/questoes-de-vestibulares
https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/nematelmintos
https://br.search.yahoo.com/search (imagens)
Comments